Enem 2024: conheça plataforma que oferece correção gratuita de redação
A nova ferramenta da Descomplica tem o objetivo de auxiliar na preparação dos alunos de escolas públicas que irão realizar o Enem neste ano
A Descomplica acaba de lançar a Redação Descomplica, uma plataforma gratuita inovadora que utiliza Inteligência Artificial (IA) para oferecer correções detalhadas de redações.
Desenvolvida com o auxílio de professores corretores do Enem, a ferramenta de redação avalia textos em poucos minutos, fornecendo uma nota detalhada e sugestões de melhorias.
Importância da plataforma para os alunos de baixa renda
A nova plataforma não só disponibiliza apostas de temas e modelos de redações nota 1000, mas também se destaca por seu impacto em estudantes da rede pública e de regiões carentes, que podem acessar a ferramenta gratuitamente.
- Este tempero ajuda a prevenir o câncer
- 5 hábitos para cultivar a felicidade no dia a dia
- Sinais de deficiência de vitamina C e como corrigir
- A relação do uso de celular com câncer no cérebro
Só para se ter uma ideia, cerca de 23% dos alunos da plataforma são oriundos de regiões com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo de 0,600, consideradas pobres ou muito pobres, e 41% de áreas com IDH médio para baixo. Ou seja, a Redação Descomplica chega como uma ferramenta bem importante para esses estudantes que estão se preparando para a prova.
Vale ressaltar também que, 11% dos estudantes da Descomplica moram em áreas rurais, e 39% são das capitais, evidenciando a importância da plataforma em democratizar o acesso à educação e melhorar o desempenho desses estudantes.
Como funciona a plataforma de correção de redação?
Qualquer estudante pode enviar uma redação para correção, e o conteúdo pode ser enviado para a revisão em diferentes formatos:
- a partir de um documento em PDF;
- ao digitar o conteúdo na própria plataforma;
- por meio de uma imagem do conteúdo redigido no papel.
Além da validação do conteúdo e da nota correspondente à redação, o feedback inclui comentários detalhados e sugestões de melhoria, compostas a partir da cartilha de correção da banca de professores do Cebraspe.
Em apenas dois meses, a plataforma já realizou a correção de mais de 30 mil redações, de 12 mil alunos. A expectativa é que até o dia 3 de novembro, esse quantitativo de redações corrigidas aumente quatro vezes mais, chegando a mais de 150 mil redações avaliadas.
Resultados da ferramenta
Com os recursos oferecidos, a ferramenta de Inteligência Artificial da Descomplica ajuda alunos a aumentarem a nota da redação em mais de 200 pontos em menos de um mês.
“A redação do Enem é crucial para a nota final do exame, e zerar essa parte é o mesmo que zerar a prova inteira. Com a ferramenta é possível contar com a IA como um forte aliado dos alunos e professores que buscam excelência e a tão sonhada nota 1000 no Enem. Para além da correção dos textos é possível aprimorar as habilidades de escrita, se familiarizar com temas que já caíram no Enem e conhecer mais de 180 novos temas”, destaca a head de marketing da Descomplica, Maria Fernanda Borsatto.
A ferramenta irá captar os pontos-chave das aulas de redação e sugerir perguntas para uma compreensão mais profunda das dúvidas. Além de levar os alunos para outras aulas ou materiais relevantes e pertinentes ao tema de estudo.
“Com esse lançamento, a Descomplica quer, além de democratizar o acesso à educação, atuar de forma efetiva para melhorar o desempenho do aluno no Enem. A nota da redação é uma das mais importantes da prova, porque muitas faculdades dão maior peso a ela na nota final. Portanto, é determinante para o objetivo final de cada aluno”, conclui Maria Fernanda.
Aposta de temas para a redação do Enem
O diretor pedagógico da Descomplica, Rafael Cunha, acredita que a tendência de trazer temas socialmente relevantes deve ser mantida para o Enem 2024.
Para a realização de uma boa prova, ele afirma que a preparação é fundamental. Para isso, ele dá algumas dicas que considera fundamentais.
“Em primeiro lugar, é preciso ler e buscar bons exemplos de redações com notas altas e notas 1000. Recomendo também a leitura de redações notas baixas, para entender o que não se deve fazer. E, por último, praticar escrever o máximo de redações possíveis”, recomenda o diretor pedagógico.
Afinal, como acessar a plataforma?
Qualquer aluno que esteja se preparando para o Enem, poderá acessar a plataforma, bastando apenas realizar o cadastro (clique aqui para acessar).
“É uma plataforma gratuita e que, pela primeira vez, conta com um hub de redação totalmente focado em um só lugar, que tem como objetivo fornecer orientações e recomendações para que o aluno consiga aumentar a sua nota de redação. Quando o aluno receber a correção, ele vai poder aplicar as melhorias sugeridas no próximo texto que fizer. Dessa forma, o processo de aprimoramento é contínuo”, finaliza o diretor pedagógico da Descomplica.
O Enem 2024, então, será realizado nos dias 3 e 10 de novembro. Nesta edição, mais de cinco milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.