Enem 2024: Aulão gratuito dá dicas para gabaritar prova de inglês
O aulão ocorre no dia 22/10 de forma online no canal do YouTube da Edify Education
Para os mais de 5 milhões de brasileiros inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio 2024 (Enem), cada dica conta muito para conquistar a tão sonhada vaga em uma universidade.
Dominar as questões de inglês, por exemplo, pode garantir até 10% da prova de Linguagens, o que pode aumentar a pontuação no SiSU (Sistema de Seleção Unificada), onde os alunos aplicam sua nota para concorrer às vagas ofertadas nas faculdades.
Para ajudar quem vai fazer as provas do Enem, o edtech Edify Education promove um aulão gratuito no dia 22 de outubro, às 16h, em seu canal do YouTube. Inscreva-se aqui.
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
- Fui mal no Enem, e agora? 5 dicas para começar a se preparar para 2025
- Fatecs abrem inscrições para cursos superiores gratuitos
- PUC-PR oferece bolsas 100% gratuitas em cursos de graduação
Aulão gratuito para o Enem 2024
Com o tema “Destrave o inglês do Enem: o único aulão para gabaritar todas as questões!”, a aula gratuita é aberto a todos que vão prestar o exame.
O aulão será ministrado pela Andreia Fernandes, coordenadora pedagógica do Edify, que em tempo real vai passar dicas práticas, trará resolução de questões dos anos anteriores, além de respostas para as dúvidas mais comuns entre os alunos.
O objetivo é ajudar o estudante a entender como funciona o formato das questões que podem cair no primeiro dia de prova do Enem, que acontece no dia 3 de novembro. O inglês é o idioma com maior taxa de acertos.
De acordo com dados do exame, a média de acerto dos brasileiros em inglês é de apenas 45%, enquanto em espanhol é ainda menor, com 34%.
Os alunos poderão ainda realizar questões simuladas no site do Edify Education, basta acessar este link.
O conteúdo é retirado de uma seção da coleção didática Infinity, finalista do ELtons Awards 2024, prêmio internacional que destaca a excelência na inovação de materiais didáticos online e impressos destinados a alunos ou professores.
A série exclusiva traz muitas dicas e estratégias de aprendizagem, o que ajuda os estudantes a se prepararem para as provas de vestibular e Enem.
Nota 1000 na redação
Para esclarecer as dúvidas quanto às competências cobradas para um bom texto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou uma cartilha (acesse aqui) que apresenta amostras comentadas de redações que receberam pontuação máxima (1.000 pontos) no Enem 2023.
No dia 3 de novembro, primeiro dia do exame, os participantes deverão escrever um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas. Será proposta uma situação-problema, que servirá de base para o desenvolvimento da redação.
Redação do Enem 2024
Entre as competências exigidas no Enem, estão o domínio da escrita formal da língua portuguesa; a organização das informações, dos fatos e dos argumentos para defender um ponto de vista; o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação e a proposta de intervenção para o problema abordado
Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A soma desses pontos vai compor a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética entre as notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
Alguns critérios podem fazer com que a nota seja zero: fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa
Acesso ao ensino superior
Instituições de ensino públicas e privadas usam o Enem para selecionar os estudantes. As notas da prova também servem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep.
Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.