Ensino médio: matemática, português e inglês serão obrigatórias
Apenas as disciplinas de português, matemática e inglês serão obrigatórias nos três anos do ensino médio, de acordo com Medida Provisória (MP) editada pelo presidente Michel Temer nesta quinta-feira, dia 22. Já as demais passam a ser optativas da metade para o fim do curso, a partir da área de conhecimento que o aluno decidir entre as seguintes possibilidades: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Técnico.
A MP foi muito criticada entre especialistas ao excluir o ensino de arte e educação física durante o ensino médio. No entanto, no início da noite de ontem, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) alegou que o texto divulgado estava incorreto e precisava de “ajustes técnicos”. Leia a declaração aqui.
Segundo a versão final, estão garantidas as 13 disciplinas exigidas por lei atualmente, até que seja definida a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017. Mas a profundidade de abordagem das disciplinas de inglês, português e matemática vai depender da escolha do “programa” pelo aluno.
- UFPE abre 1,3 mil vagas em cursos gratuitos EaD
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- Enem 2024: saiba quem pode pedir a reaplicação do exame
- Etecs oferecem mais de 92 mil vagas em cursos gratuitos
Por exemplo, se o estudante optar por seguir a área de Linguagens, aprenderá mais sobre orações subjuntivas do que sobre trigonometria (na Matemática). Já a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano não sofrerá mudanças.
Leia na íntegra no Estadão