Entenda como a nova BNCC afeta o ensino das escolas no Brasil
A nova BNCC pretende repaginar a educação brasileira e promover um percurso voltado para o desenvolvimento mais amplo de crianças e adolescentes
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que norteia as estratégias de ensino do Brasil, tanto na rede pública quanto na rede privada. Por isso, as escolas já devem começar a pôr essas mudanças em prática, reestruturando seus currículos e processos de ensino.
Mas você sabe o que muda de fato na educação? O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), reuniu e esclareceu as principais informações sobre a BNCC, inclusive no que se refere à sua aplicação. Acompanhe e saiba mais sobre a nova normativa.
O que é a nova BNCC?
No Brasil, os currículos pedagógicos da Educação Básica já são orientados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Porém, a nova BNCC, homologada em dezembro de 2018, propõe ainda mais: o documento pretende unificar os percursos e objetivos de aprendizagem da educação brasileira, inclusive entre as redes pública e particular.
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Desse modo, a BNCC não funciona como uma matriz curricular, mas sim como um conjunto orgânico de diretrizes para que cada instituição de ensino elabore seu próprio currículo escolar, levando em conta as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas em cada fase de ensino.
Assim, se uma criança precisa mudar de escola ou mesmo de estado ao longo de sua vida escolar, espera-se que não haja discrepância entre as propostas pedagógicas em cada instituição de ensino. São definições básicas e comuns que pretendem dar mais unidade à Educação Básica brasileira.
Educação do século 21
Os objetivos da BNCC giram em torno de uma formação integral dos estudantes, levando em conta demandas da sociedade do século 21. Isso quer dizer que, mais do que conhecimento científico, as etapas da Educação Básica devem proporcionar o desenvolvimento de habilidades para o exercício da cidadania e para a vida coletiva.
Nesse sentido, a nova BNCC traz uma lista de 10 de competências gerais a serem trabalhadas pela escola. Segundo elas, o estudante deve terminar sua vida escolar sendo capaz de:
- conhecimento — entender os conhecimentos construídos sobre o mundo físico, social e cultural;
- pensamento científico, crítico e criativo — usar a imaginação, a análise crítica e a criatividade;
- repertório cultural — valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais;
- comunicação — saber se comunicar utilizando diferentes formas de linguagem;
- cultura digital — produzir e acessar informações digitais de forma crítica e ética;
- trabalho e projeto de vida — planejar uma vida profissional e social com liberdade e responsabilidade;
- argumentação — formular argumentos e saber se posicionar com respeito;
- autoconhecimento e autocuidado — conhecer a si mesmo e reconhecer suas próprias emoções e as dos outros;
- empatia e cooperação — exercitar a empatia, o diálogo e a cooperação nos diversos grupos sociais;
- responsabilidade e cidadania — tomar decisões pautadas em princípios éticos, democráticos e solidários.
Quer saber mais sobre a Base Nacional Comum Curricular? Leia o artigo completo sobre a nova BNCC, no blog Novos Alunos, e descubra!
Grupo SEB
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