Entenda como a psicologia pode ajudar alunos no ensino médio
O Ensino Médio é mais do que uma nova etapa na vida dos adolescentes. E a psicologia pode ser uma grande aliada em sala de aula
O Ensino Médio é mais do que uma nova etapa na vida dos adolescentes. Além de trazer uma cobrança maior em relação aos estudos, o jovem começa a lidar com outras preocupações e percepções ― afinal, trata-se de uma fase em que acontece a formação do indivíduo e há a absorção de novas ideias e posicionamentos.
Para enfrentar todo esse turbilhão, a psicologia online pode ser um excelente recurso. Mas como esse processo é feito? Neste post, vamos abordar melhor o assunto.
Quais são os principais desafios enfrentados nessa fase?
Os anos do Ensino Médio andam lado a lado com a adolescência, a fase com mais mudanças e questionamentos da vida de um indivíduo. Depois de passar pela puberdade (em que o jovem perde a identidade infantil), na adolescência, ocorre a construção da identidade, com a busca de valores pessoais permanentes.
- 5 cursos gratuitos que podem ajudar a melhorar sua felicidade
- 5 sinais que podem indicar autismo na primeira infância
- “Agora consigo realmente ver o que é viver de verdade”, conheça influenciadora que nasceu na favela e hoje estuda na USP
- Fator inesperado na infância que eleva risco de depressão na fase adulta
Por causa dessa nova etapa, há a intensificação de vivências em grupo. É nessa época da vida que os amigos têm grande importância e passam a influenciar mais nas decisões do que a família. Podemos observar também o surgimento de um senso crítico, com atitudes contraditórias e de enfrentamento, além da maior ansiedade e preocupações com outros temas até então desconhecidos.
O Ensino Médio traz ainda uma série de novos cenários para o jovem. Em alguns casos, há mudanças de turma, o que obriga essas pessoas a formarem novos círculos de amizade. Essa fase também traz a preocupação com o futuro, as decisões de carreira e as provas para entrar nas universidades, como o Enem e o vestibular.
Qual a importância da ajuda de um profissional de psicologia?
O profissional de psicologia vai ter a abordagem necessária para entender as preocupações e anseios do adolescente, sem julgamentos. Com a necessidade de distanciamento dos pais para a busca dos próprios valores, é natural que ocorra a perda de confiança nessas pessoas.
Dentro desse cenário, o psicólogo se apresenta como apoio confiável para o enfrentamento da fase, com todas as inseguranças e dúvidas que carrega. Além disso, o trabalho do psicólogo pode auxiliar na escolha de carreira e ajudar a aliviar angústias e preocupações sobre o futuro, muito comuns nessa fase da vida.
Quer saber mais sobre o assunto ? Acesse o blog Novos Alunos, do Sistema Educacional Brasileiro