Entenda como a psicologia pode ajudar alunos no ensino médio

O Ensino Médio é mais do que uma nova etapa na vida dos adolescentes. E a psicologia pode ser uma grande aliada em sala de aula

Por: Sistema Educacional Brasileiro Comunicar erro

O Ensino Médio é mais do que uma nova etapa na vida dos adolescentes. Além de trazer uma cobrança maior em relação aos estudos, o jovem começa a lidar com outras preocupações e percepções ― afinal, trata-se de uma fase em que acontece a formação do indivíduo e há a absorção de novas ideias e posicionamentos.

Para enfrentar todo esse turbilhão, a psicologia online pode ser um excelente recurso. Mas como esse processo é feito? Neste post, vamos abordar melhor o assunto. 

Crédito: Getty ImagesO profissional de psicologia vai ter a abordagem necessária para entender as preocupações e anseios do adolescente

Quais são os principais desafios enfrentados nessa fase?

Os anos do Ensino Médio andam lado a lado com a adolescência, a fase com mais mudanças e questionamentos da vida de um indivíduo. Depois de passar pela puberdade (em que o jovem perde a identidade infantil), na adolescência, ocorre a construção da identidade, com a busca de valores pessoais permanentes.

Por causa dessa nova etapa, há a intensificação de vivências em grupo. É nessa época da vida que os amigos têm grande importância e passam a influenciar mais nas decisões do que a família. Podemos observar também o surgimento de um senso crítico, com atitudes contraditórias e de enfrentamento, além da maior ansiedade e preocupações com outros temas até então desconhecidos.

O Ensino Médio traz ainda uma série de novos cenários para o jovem. Em alguns casos, há mudanças de turma, o que obriga essas pessoas a formarem novos círculos de amizade. Essa fase também traz a preocupação com o futuro, as decisões de carreira e as provas para entrar nas universidades, como o Enem e o vestibular.

Qual a importância da ajuda de um profissional de psicologia?

O profissional de psicologia vai ter a abordagem necessária para entender as preocupações e anseios do adolescente, sem julgamentos. Com a necessidade de distanciamento dos pais para a busca dos próprios valores, é natural que ocorra a perda de confiança nessas pessoas.

Dentro desse cenário, o psicólogo se apresenta como apoio confiável para o enfrentamento da fase, com todas as inseguranças e dúvidas que carrega. Além disso, o trabalho do psicólogo pode auxiliar na escolha de carreira e ajudar a aliviar angústias e preocupações sobre o futuro, muito comuns nessa fase da vida.

Quer saber mais sobre o assunto ? Acesse o blog Novos Alunos, do Sistema Educacional Brasileiro

Compartilhe:

1 / 8
1
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
2
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
3
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
4
03:24
1ª diretora trans de uma escola pública em São Paulo
Paula Beatriz de Souza é a 1ª diretora trans de uma escola pública em Sã Paulo. Ela superou preconceitos para …
5
01:07
Maior Sarau do Mundo – Fernanda Beirão – A arte de perder, de Elizabeth Bishop
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …
6
13s
Maior Sarau do Mundo – Erika Vieira
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …
7
38s
Maior Sarau do Mundo – Heloisa Aun
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …
8
43s
Maior Sarau do Mundo – Maurício Costa
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …