Entenda Einstein e a teoria da relatividade em curso da USP

As aulas, direcionadas para estudantes do ensino médio, explicam o que faz da relatividade a teoria mais famosa do mundo

Por: Redação

O alemão Albert Einstein (1879-1955) foi um dos maiores físicos da história. Entre suas contribuições para a ciência está a teoria da relatividade, que é tema de curso gratuito oferecido no Instituto de Física da USP (Universidade de São Paulo).

Crédito: ReproduçãoCurso gratuito “Einstein e o Jogo da Relatividade” no Instituto de Física

As aulas, direcionadas para estudantes do ensino médio, explicam o que faz da relatividade a teoria mais famosa do mundo. Serão discutidas as consequências trazidas por ela, de maneira prática – o que acontece no funcionamento de relógios, na percepção do espaço, na passagem do tempo e na relação entre massa e energia.

O curso “Einstein e o Jogo da Relatividade” é ministrado pela professora, Fabiana Kneubil, diretora científica do IEFC (Instituto Educacional Futuro da Ciência). A carga horária é de 25h. Todos os participantes que concluírem o programa ganham certificação da USP.

O objeto da iniciativa é aprofundar conceitos de física moderna, especialmente da teoria da relatividade restrita; promover o conhecimento científico; e dar oportunidade para que os estudantes entrem em contato com a física contemporânea, incentivando a busca por carreiras científicas e tecnológicas.

O que será aprendido no curso de extensão

  • O Universo Físico Clássico; Teorias e as Regras do Jogo na Física; Noções de Espaço
  • A noção de tempo e a sincronização de relógios
  • Relógios em movimento e o Jogo da Relatividade
  • Eventos, os Absolutos e as transformações de Lorentz
  • Fotografias do tempo e do espaço
  • Velocidade da Luz, Tempo Próprio, Simultaneidade e Causalidade
  • Massa e Energia
  • Novas Estruturas do Universo Relativístico

Quem pode se inscrever

O curso disponibiliza 40 vagas para alunos do ensino médio, sendo que no mínimo 30 vagas serão reservadas para estudantes da rede pública. Clique aqui para conferir a programação e o regulamento do curso. As inscrições devem ser feitas por um professor por meio deste link.

Cada professor pode inscrever até três estudantes por colégio, com indicação de ordem de prioridade. De cada três alunos indicados, ao menos um deles deverá ser identificar com o gênero feminino. Em caso de indicação de alunos de mais de um colégio, é preciso fazer uma nova inscrição.

Após a inscrição, o aluno será contatado pela secretaria, por e-mail, para confirmar o interesse pelo curso. Ele deve se manifestar até o dia 05 de setembro para garantir a vaga.

Crédito: Jorge Maruta/USP ImagensInstituto de Física, no campus Cidade Universitária

Calendário de atividades

14/08 – Abertura das inscrições
02/09 – Encerramento das inscrições
05/09 – Prazo máximo para confirmação de inscrição pelos alunos
06/09 – Convocação de lista de espera
13, 20 e 27/09, 04 e 11/10 – Início das aulas presenciais

As aulas acontecem às quintas-feiras, das 13h30 às 17h, em 13, 20 e 27 de setembro, e 04 e 11 de outubro no Instituto de Física da USP (Rua do Matão 1.371 – Cidade Universitária/Butantã, São Paulo).

Para mais informações envie e-mail para ccex@if.usp.br.