Escola de Música do Estado – Tom Jobim abre inscrições para 2017

Interessados em música erudita e popular podem se candidatar gratuitamente e concorrer às mais de 190 vagas entre os cerca de 140 cursos oferecidos; prazo para as inscrições termina no dia 28 de novembro  

22/11/2016 18:21

A Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, abre o processo seletivo de 2017. Com vagas distribuídas entre as áreas de música erudita e popular, os candidatos podem optar pelos cursos nas áreas de Formação Instrumental, Composição, Regência Coral, Ópera Estúdio e Música Antiga. Para se inscrever, basta acessar www.emesp.org.br e preencher a ficha. O prazo encerra às 15h do dia 28 de novembro e todos os cursos são gratuitos.

Aulas na EMESP Tom Jobim
Aulas na EMESP Tom Jobim - Heloisa Bortz

Em música erudita, há vagas para violino, violoncelo, harpa, oboé, trompa, tuba, entre muitos outros instrumentos. Já para música popular, a escola oferece cursos de acordeão, bandolim, bateria, cavaquinho, contrabaixo elétrico, guitarra, viola caipira e outras diversas opções. Os interessados em clarinete, contrabaixo acústico, flauta transversal, percussão, piano, saxofone, trombone, trompete ou violão, podem optar entre o popular e o erudito. Também são oferecidas aulas de canto barroco.

A EMESP Tom Jobim oferece Formação Continuada e Avançada divididos em 4 ciclos, com duração de dois a quatro anos cada e distribuídos de acordo com a faixa etária e o nível de conhecimento musical dos candidatos. Há cursos para jovens de até 21 anos de idade exceto no módulo avançado – o último ciclo, que é destinado para a especialização nas áreas de Música Antiga, Composição, Regência Coral e Ópera Estúdio e aberto para todas as idades.

O processo seletivo é dividido em duas fases. A primeira acontece entre os dias 5 e 6 de dezembro, com prova escrita de teoria e percepção musical e atividades de escuta. O resultado será divulgado em 9 de dezembro, na sede e no site da escola. A segunda fase é composta por duas avaliações e acontece entre os dias 13 e 16 de dezembro. Nesta etapa, os candidatos terão que passar por uma entrevista e uma prova prática diante de uma banca examinadora. Todas as provas acontecem na sede da EMESP Tom Jobim, que fica no Largo General Osório, 147, Luz, em São Paulo-SP. O resultado final sai no dia 16 de janeiro de 2017. Para mais informações, acesse o site da Escola e confira todos os cursos disponíveis no Edital: www.emesp.org.br.