Escola virtual do IBGE abre inscrições para cursos gratuitos

Oferecidos na modalidade de ensino a distância (EaD) autoinstrucional, os cursos estão abertos a todos os interessados

21/12/2025 07:03

A Escola Virtual do IBGE abriu vagas para mais dois cursos gratuitos na modalidade de ensino a distância (EaD) autoinstrucional. As capacitações são abertos a todos os interessados, além de fornecerem certificado de conclusão aos que obtiverem nota de aprovação.

As vagas são para os cursos Extraindo Informações do IBGE e o Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA).

Escola virtual do IBGE abre inscrições para cursos gratuitos
Escola virtual do IBGE abre inscrições para cursos gratuitos - Divulgação/IBGE

Os links para as inscrições estão disponíveis na aba Cidadania do novo portal da EVIBGE, que pode ser acessada pelo endereço: https://escolavirtual.ibge.gov.br/.

Carga horária dos cursos gratuitos do IBGE

No curso Extraindo Informações do IBGE, que possui uma carga horária de 20 horas, os participantes vão aprender conceitos que norteiam a cultura voltada à utilização de dados para a extração de informações e as diferentes possibilidades de extração disponibilizadas pelo IBGE. A partir da inscrição, o estudante poderá fazer o curso em até 40 dias.

Já no curso SIDRA, com carga horária de 25 horas, o participante aprenderá como executar as ações básicas no Sistema IBGE de Recuperação Automática. Ao final do curso, o aluno será capaz de realizar pesquisas, montar quadros, obter rankings, efetuar downloads e gerar gráficos e cartogramas. O curso poderá ser feito em até 60 dias a contar da data de inscrição.

Para aqueles interessados em fazer os dois cursos, a fim de obter uma melhor experiência de aprendizagem, a Escola Virtual do IBGE  sugere que sejam realizados na sequência apresentada para aprender de forma prática como encontrar e extrair informações dos dados produzidos pelo instituto

Com os novos cursos, a Escola Virtual IBGE disponibiliza cinco capacitações. As outras são  Sistema Estatístico Nacional (20 horas); Conhecendo as pesquisas estatísticas do IBGE (20 horas) e Introdução a Indicadores Sociais (20 horas).