Especialista dá dicas para quem quer passar na prova do ITA

Até o dia 15 de setembro estão abertas as inscrições para o vestibular de 2016 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Conhecido por ter uma das provas mais difíceis e concorridas de engenharia do país, o ITA oferece desta vez 140 para novos egressos.

Se você quer ser um dos selecionados, confira as dicas de Thiago Costa, coordenador pedagógico da Turma ITA do Curso Poliedro, e saiba como se preparar para esse desafio.

1. Praticar e exercitar

De acordo com Costa, as questões que caem na prova do ITA geralmente vão um pouco além do conteúdo estudado pelos alunos que cursam Ensino Médio, devido à dificuldade. Por isso, é necessário estudar especificamente para prestar ITA.

Neste contexto, o treino e a prática, sem dúvidas, aumentam significativamente as chances dos candidatos conseguirem a vaga. “Fazer muitos exercícios e buscar simulados de alto nível que realmente exijam tanto quanto o ITA precisam fazer parte do planejamento”, diz Costa.

2. Aprender com as provas de outros anos

Realizar, no mínimo, as provas dos últimos cinco anos do vestibular do ITA pode ser uma ação eficaz para conhecer o modelo da prova e treinar o tempo em que conseguirá realizá-la, segundo o coordenador do Poliedro.

3. Saber equilibrar as matérias

Muitos candidatos focam os estudos nas matérias que têm maior facilidade, deixando de lado outras disciplinas tão importantes quanto essas. Normalmente os alunos que prestam ITA deixam um pouco de lado a preparação em português e redação, por exemplo, o que pode comprometer a aprovação do candidato. Neste sentido, segundo o coordenador do Poliedro, o segredo é “saber equilibrar bem os estudos para apresentar um bom desempenho em todas as disciplinas”.

Como funciona o vestibular do ITA

Localizado em São José dos Campos (SP), o ITA é considerado uma das mais renomadas universidades do país, sendo referência nas seis especialidades que disponibilizam vagas – eletrônica, civil-aeronáutica, computação, aeronáutica, mecânica-aeronaútica e aeroespacial.

Para ingressar no Instituto, é necessário que o candidato tenha concluído o ensino médio, esteja no último ano do colegial e tenha, no máximo, 23 anos de idade no ano do vestibular.

Para não ser desclassificado no vestibular, a nota mínima é de 40 pontos por matéria e 50 pontos de média geral, em uma escala de 0 a 100. Além disso, o candidato não pode zerar a redação e precisa acertar, no mínimo, 8 questões em 20 possíveis na prova de inglês.

O vestibular é longo e exige foco dos candidatos. As provas acontecerão nos dias 15, 16, 17 e 18 de dezembro deste ano. A cada dia ocorre uma prova específica das matérias física, português/inglês, matemática e química.