ESPM lança programa gratuito para alunos de escolas públicas
Curso preparatório vai além do reforço escolar e mira desenvolver habilidades interpessoais e raciocínio lógico
A ESPM lançou um programa gratuito de capacitação complementar voltado para estudantes de escolas públicas. A proposta do Programa Jovem Inusitado é criar uma ponte entre o ensino médio e a educação profissional, contribuindo para a preparação dos estudantes para os vestibulares de instituições públicas e privadas.
O curso preparatório vai além do reforço escolar e mira desenvolver habilidades interpessoais e raciocínio lógico, com aulas focadas em resultados, capacitação técnica e comportamental.
“Acreditamos no fortalecimento de uma cultura de aprendizagem continuada para que os jovens sigam na educação superior após o ensino médio e também, como alternativa, para que consigam a primeira oportunidade no mercado de trabalho como Jovem Aprendiz”, diz Maria Carolina Conejero, coordenadora do programa.
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
- USP abre vagas em 80 cursos gratuitos para professores
- Udemy: 10 cursos de tecnologia que você pode fazer de graça
Para as duas primeiras turmas foram selecionados 50 alunos de escolas públicas de São Paulo, com idades entre 16 e 22 anos e renda familiar de até três salários mínimos. As aulas acontecem aos sábados, em período integral, no Campus ESPM São Paulo, no bairro Vila Mariana.
O programa tem duração semestral e carga horária de 120 horas, com acesso dos alunos a toda infraestrutura da ESPM, como laboratório de informática, salas de aula e de estudos, além do uso de uma plataforma de aprendizagem para plantões semanais com educadores para tirar dúvidas sobre exercícios. Os estudantes recebem também alimentação no local, material didático e uniforme.
Além das aulas de português, matemática e projeto de vida, os alunos têm a oportunidade de participar de vivências do Enem com simulações de prova e de redação.
Ao final do curso, os estudantes recebem certificado da ESPM e acompanhamento por até dois anos pelo núcleo de oportunidades da escola para que possam participar de processos seletivos da ESPM e de parceiros como Jovem Aprendiz, além de concorrer a vagas para bolsas de estudos.
A primeira edição do programa teve início em 11 de fevereiro e as inscrições para a segunda edição podem ser realizadas aqui.
“Nossa ambição é contribuir para que os jovens possam se distinguir, aprender cada vez mais, porque quanto mais aprendemos, melhores profissionais e pessoas nos tornamos”, diz Dalton Pastore, presidente da ESPM.