Espro abre mais de 1 mil vagas em cursos gratuitos profissionalizantes
As oportunidades são destinadas a preparar jovens de 14 a 22 anos de idade para a primeira oportunidade qualificada de emprego
A ONG Espro (Ensino Social Profissionalizante) está com mais de 1 mil vagas abertas em cursos gratuitos de capacitação profissional em diversas partes do Brasil.
As oportunidades integram o projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT), destinado a preparar jovens de 14 a 22 anos de idade para a primeira oportunidade qualificada de emprego. Inscrições podem ser feitas pela internet, acessando aqui.
Com as 29 turmas presenciais restantes neste ano, a expectativa do Espro é atender 1.005 adolescentes e jovens em municípios como São Paulo, Campinas e São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo; Belo Horizonte e Varginha, em Minas Gerais; Curitiba, no Paraná; Porto Alegre; Recife; e Brasília.
- Autismo sem diagnóstico: conheça os sinais sutis que podem ser ignorados facilmente
- Estes sintomas do Alzheimer surgem a partir dos 30 anos
- Pesquisa mostra relação entre dieta e interrupção de crescimento de câncer
- Estudo aponta vitamina que pode baixar a pressão arterial em idosos
Em toda a temporada 2024, os cursos vão impactar positivamente mais de 5 mil adolescentes e jovens em todo o país.
Cursos gratuitos online
Além do FMT Presencial, o curso é realizado nos formatos FMT Online com tablet, em que é enviado para a casa do jovem um tablet com chip de dados para uso durante o curso; e FMT Online por Aplicativo, realizado por meio de app de mensagens instantâneas, atendendo jovens onde o Espro não possui unidade física.
Nos cursos, os jovens recebem no mínimo 100 horas de treinamentos que abrangem competências técnicas (hard skills), como letramento em softwares de produtividade e trabalho na nuvem, e habilidades socioemocionais (soft skills), entre elas comunicação e relacionamento, trabalho em equipe, gestão de tempo, criatividade e entrevista simulada.
Algumas das turmas a serem iniciadas em outubro e novembro:
- Rio de Janeiro – Início em 14/10 – FMT com foco em educação musical – 140 horas de treinamentos.
- São Bernardo do Campo (SP) – Início em 06/11 – FMT com vagas destinadas a jovens LGBTQIAP+ e jovens mulheres negras – 100 horas de treinamentos.
- Curitiba (PR) – Início em 11/11 – FMT padrão – 100 horas de treinamentos.