Espro oferece mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos em todo o Brasil
Projeto é destinado a jovens de 14 a 22 anos de idade; inscrições já podem ser feitas pela internet
A ONG Espro (Ensino Social Profissionalizante) vai oferecer 5,6 mil vagas em cursos gratuitos em todas as regiões do Brasil. As oportunidades são destinadas a jovens de 14 a 22 anos interessados na primeira experiência profissional, mas que ainda não se sentem suficientemente preparados para esse momento.
Com foco prioritário em territórios e perfis mais impactados pela desigualdade socioeconômica, o programa Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) acontece ao longo de 2026 e tem o objetivo de oferecer uma etapa preparatória para o início da carreira profissional de jovens e adolescentes, seja em programas de aprendizagem, estágio ou vagas de entrada.

“Ao fortalecer competências técnicas e socioemocionais, ampliamos o acesso dos jovens a um início de carreira mais qualificado e sustentável” explica Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro. “Isso se traduz em maior renda, estabilidade e capacidade de transformação das próprias trajetórias, com efeitos que ultrapassam o indivíduo e alcançam sua família e seu território”, observa.
Programa e impacto dos cursos gratuitos
Com carga horária mínima de 100 horas, o curso combina a formação em hard skills (competências técnicas) e soft skills (habilidades socioemocionais e comportamentais), estimulando também pensamento crítico e consciência cidadã.
O FMT oferece acompanhamento social, material didático, certificado de conclusão e, nas turmas presenciais, pode ofertar benefícios como auxílio-transporte, refeição e uniforme. Ao final da formação, os participantes passam a integrar o banco de talentos do Espro, que conecta jovens em busca de emprego a mais de 2,6 mil empresas parceiras da instituição.
Além das turmas regulares, o programa pode incluir formações customizadas para atender metas de ESG e diversidade de empresas parceiras do Espro, com foco em públicos como jovens negros, mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, migrantes e refugiados. O curso também pode abarcar capacitações focadas em áreas de interesse dos jovens, como Meio Ambiente e Música, e até formação a distância (EAD).
Inscrições abertas
No primeiro trimestre de 2026, o Espro amplia sua atuação com a abertura de novos ciclos de capacitação em quatro capitais. Em São Paulo, onde são esperadas 2,4 mil vagas ao longo do ano, o destaque é a turma exclusiva para jovens negros, com início em 18 de março. As aulas ocorrerão na unidade Santo Amaro (Avenida João Dias, 2046), de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. As inscrições podem ser realizadas aqui.
Além da turma afirmativa, o mês de março contará com 10 turmas distribuídas pelas zonas Sul, Norte, Leste e Oeste da capital paulista. O interior do estado também será contemplado: a cidade de Campinas receberá duas novas turmas com início programado para o mesmo mês.
Na região Sul do país, que deve concentrar 860 vagas em 2026, duas turmas em Porto Alegre, que somam 60 vagas neste primeiro ciclo, começam em 16 de março. As atividades ocorrem de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã (das 8h às 12h), e da tarde (das 13h30 às 17h30), na unidade localizada na Praça Pereira Parobé, 130, 12º andar – Centro Histórico.
No Distrito Federal, com previsão de oferta de 300 vagas ao longo do ano, o programa tem inscrições abertas para duas turmas com início em 16 de março. Os encontros são realizados de segunda a sexta-feira, pela manhã (das 8h às 12h), e à tarde (das 14h às 18h), na unidade do Espro no Edifício Ermes, Quadra 06, Bloco A, n° 130 – Asa Sul.
Já na Bahia, duas turmas em Salvador estão com vagas disponíveis, para início em 16 de março. A capacitação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Avenida Anita Garibaldi, 449 – Federação.