Estudantes do Pé-de-Meia podem solicitar isenção da taxa do Enem
Alunos do programa Pé-de-Meia têm direito à isenção da taxa do Enem 2024
A partir da próxima segunda-feira, dia 15 de abril, os estudantes que fazem parte do programa Pé-de-Meia podem garantir a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tendo como prazo final o dia 26 de abril.
Para obter essa isenção, é essencial que o estudante atenda a um dos critérios seguintes:
- estar cursando o último ano do ensino médio em uma escola pública cadastrada no Censo Escolar;
- ter completado todo o ensino médio em uma instituição pública ou como bolsista integral em uma escola particular;
- ou ser membro de uma família de baixa renda em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
Aqueles que faltaram aos dois dias do Enem 2023 precisam justificar a ausência para garantir a isenção da taxa de inscrição para a edição de 2024, fornecendo o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento.
- Fui mal no Enem, e agora? 5 dicas para começar a se preparar para 2025
- Enem 2024: saiba quem pode pedir a reaplicação do exame
- Enem 2024: 5 erros ortográficos comuns e como evitá-los
- Enem: COC promove aulão gratuito de redação com Débora Aladim
É fundamental que os dados pessoais fornecidos correspondam aos registros da Receita Federal para evitar problemas de inconsistência. Recomenda-se que o participante verifique e, se necessário, atualize esses dados antes de solicitar a isenção.
Vale lembrar que os participantes do Enem têm a oportunidade de buscar financiamento estudantil em programas governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem continuam sendo de extrema importância para o desenvolvimento de análises e indicadores educacionais.
* Com informações da Agência Gov e do Ministério da Educação (MEC).