Estudo aponta que meditação na escola melhora resultados acadêmicos
A inclusão de práticas que avaliam competências sócio-emocionais dos alunos, em conjunto com conhecimentos acadêmicos, resulta em uma educação eficaz. Seguindo este conceito, pesquisadores realizaram um programa de aprendizagem social e emocional, através da meditação, em quatro escolas canadenses. Com o estudo, foi possível observar que os alunos participantes do programa obtiveram um aumento no controle cognitivo, redução do estresse, maior bem-estar e sociabilidade, além de bons resultados escolares.
Chamado de “MindUP”, o programa incorporou práticas de meditação como matéria para experiências cognitivas na rotina escolar do ensino fundamental. Além disso, o projeto incluiu também no currículo, uma prática de gratidão para que os alunos praticassem o bem aos colegas na sala de aula, em casa e na comunidade.
A avaliação apontou que, em média, os estudantes que participaram do programa de meditação tiveram um ganho positivo de 24% em comportamentos sociais, 15% na habilidade matemática, e 20% no bem-estar e sociabilidade. O estudo ainda mostrou que houve uma redução de 24% em comportamentos agressivos nos estudantes avaliados.
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