Etecs abrem mais de 41 mil vagas em cursos técnicos gratuitos
O candidato pode optar pelo estudo na modalidade presencial, semipresencial ou online
Quer fazer um curso para turbinar seu currículo? As Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs) estão com mais de 41 mil vagas abertas em cursos técnicos gratuitos para o segundo semestre.
É uma oportunidade única para quem deseja uma formação técnica de qualidade. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet até o dia 9 de maio (acesse aqui). No entanto, é preciso pagar uma taxa dede inscrição no valor de R$ 40.
O Centro Paula Souza (CPS), autarquia que administra as Etecs, disponibiliza ao todo 41.790 vagas para cursos técnicos, especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo, distribuídas entre as unidades de todo o estado de São Paulo.
- 5 lugares românticos para viajar no Sudeste e surpreender quem você ama
- Comer ovo melhora a memória? Veja o que dizem os especialistas
- Conheça o safári mais sustentável e exclusivo da África do Sul
- Esta atividade ajuda a reduzir o risco de câncer de próstata, diz estudo
O candidato pode optar pelo estudo na modalidade presencial, semipresencial ou online, de acordo com as opções disponíveis.
As vagas disponíveis neste processo seletivo são destinadas às Escolas Técnicas e às classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a administração de uma Etec) por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da Capital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria estadual da Educação para oferta do Ensino Técnico em salas de escolas estaduais.
Como se inscrever nos cursos técnicos das Etecs
Para se inscrever no Vestibulinho das Etecs é preciso acessar o site vestibulinhoetec.com.br, até as 15 horas do dia 9 de maio, preencher a ficha de inscrição disponível no menu “Área do candidato” e responder ao questionário socioeconômico.
Também é necessário realizar o pagamento da taxa de R$ 40. O recolhimento do valor pode ser feito até o último dia de inscrição, em qualquer agência bancária, na internet, por meio de aplicativo bancário ou ainda por meio da ferramenta getnet, disponível no site oficial do Vestibulinho, com cartão de crédito.
A inscrição no Vestibulinho das Etecs somente será efetivada após o pagamento da taxa.
As informações fornecidas no ato da inscrição são de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, quando menor de 16 anos.
Caso o candidato necessite, as Etecs disponibilizam computadores e acesso à internet para que a inscrição seja realizada. Para isso, é preciso entrar em contato com a unidade para obter informações sobre datas e horários disponíveis.
Ensino Técnico
Este processo seletivo oferece 40.415 vagas para o Ensino Técnico nas modalidades presencial, semipresencial e online – modalidade de Ensino a Distância (EaD).
Para concorrer a uma das vagas para os cursos técnicos nas três modalidades, o candidato deve ter concluído ou estar cursando a partir da segunda série do Ensino Médio ou equivalente, apresentando no ato da matrícula o Certificado de Conclusão ou a declaração de que está matriculado. Confira informações detalhadas na página 2 da Portaria.
Especialização Técnica
Para Especialização Técnica, as Etecs ofertam 1.375 vagas, sendo 455 para o formato presencial, e outras 920 vagas para aulas na modalidade online.
Para concorrer a uma vaga, além de ter concluído o Ensino Médio, o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível no site do processo seletivo.