Exercite a memória para passar no vestibular
Ingressar em uma grande instituição de ensino superior é o sonho de milhões de estudantes ao redor do mundo
O site Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), ensina técnicas eficientes para ajudar a aumentar o desempenho nos estudos pré-vestibulares, conseguindo armazenar na memória (e entender) uma quantidade maior de informações. Veja, abaixo, dicas para passar direto no vestibular ou receber uma boa pontuação no Enem.
Elabore cartões de memória e teste-se
Essa é uma das técnicas mais eficientes de todas. Trata-se de escrever em pequenos cartões os conceitos principais de um material de estudos (o livro-texto da matéria, por exemplo). Depois, ler cada um dos cartões e buscar, na própria memória, a explicação para aquele conceito, o que ele significa e como se relaciona com o contexto da disciplina.
Distribuir a repetição das leituras dos cartões ao longo do tempo será ainda mais eficiente. De acordo com pesquisa publicada pela Associação de Ciências Psicológicas dos Estados Unidos, coordenada pelo professor John Dunlosky, a técnica dos cartões é eficiente porque produz um rastro de memória bem elaborado, com base nos conhecimentos já adquiridos pelo estudante.
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
Crie mapas mentais
Outra técnica muito importante para os estudantes que querem passar no vestibular é criar mapas mentais dos conteúdos estudados. O mapa é um diagrama com palavras, ícones e flechas, que cria uma ordem lógica e hierárquica entre informações. É a melhor forma de ver a matéria de forma sistêmica, em um só quadro.
Os mapas precisam, antes de qualquer coisa, fazer sentido para o estudante. Se você elaborar um diagrama sobre química orgânica, por exemplo, ele tem de fazer sentido para você. Outra pessoa pode pegar o seu mapa, ficar totalmente confusa e não ver lógica no que você desenhou. O mapa mental é uma ferramenta pessoal do aluno.
Por isso, nada de baixar mapas prontos da Internet. Construa o seu e insira nele desenhos, cores e elementos visuais que expressem o que a matéria diz, com rigor e sentido para você.
Simule apresentações
Muita gente fica com calafrios só de imaginar a possibilidade de fazer uma apresentação pública. Calma, você não precisa fazer uma grande apresentação do conteúdo estudado para uma plateia antes da prova. A ideia aqui é que você apresente para si mesmo, de preferência na frente de um espelho, o conteúdo estudado nas matérias. Atue de fato como se estivesse apresentando o material para um público de pessoas que precisam entender o que está sendo exposto.
Essa é uma excelente forma de você melhorar a formulação de ideias, torná-las mais claras e, consequentemente, ter um desempenho melhor no momento de passar tudo para o papel.
Se você quiser potencializar ainda mais essa técnica, apresente-se para seus pais e para os colegas mais próximos e que tenham o mesmo interesse que você. Essa técnica é útil até mesmo para detectar aqueles pontos fracos que nem sempre percebemos que temos em relação à matéria estudada. Se a simulação for com seus colegas, peça a eles para fazerem questionamentos. Assim, você sairá da zona de conforto das perguntas cujas respostas já estão na ponta da sua língua.
Use técnicas mnemônicas
Essa técnica é muito boa para assuntos que precisam apenas de memorização, como fórmulas ou números de leis. Trata-se de usar elementos como os acrósticos, que são palavras cujas primeiras letras são dicas para o que se quer lembrar. O acrônimo é outra opção: trata-se de palavras cujas letras representam outras palavras.
Outra possibilidade é pegar aquela música de que você gosta e transformar a letra em algo relacionado à matéria que se está estudando. Usar frases engraçadas que remetam ao conteúdo estudado também é uma boa dica.
Agora que você já sabe de tudo isso, evite a procrastinação e coloque em prática tudo o que leu aqui. Sem a prática, nenhuma técnica será útil.
Quer mais dicas? Além dos conselhos acima, o site Novos Alunos tem mais algumas à sua espera.