Exposição “Prêmio Nobel – Ideias Mudando o Mundo” na Fundação Getúlio Vargas
A Biblioteca da Fundação Getúlio Vargas apresenta a exposição “Prêmio Nobel – Ideias Mudando o Mundo”, que tem entrada franca e fica em cartaz de 13 de março a 22 de abril.
É uma mostra completamente nova. Na America Latina, a mostra havia estado apenas na cidade de São Paulo antes de chegar ao Rio de Janeiro. Cinco pavilhões interativos trazem uma rica coleção de textos, imagens, artefatos, documentos exclusivos, interpretações artísticas originais e técnicas avançadas de importantes laureados, que mudaram o mundo com suas ideias. A mostra é realizada pelo Museu da Fundação Nobel, com sede em Estocolmo, na Suécia, em parceria com a FGV.
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
O público terá acesso a informações sobre o Prêmio Nobel, seus vencedores, invenções, critérios de escolha e categorias. Detalhes sobre a vida e obra do químico Alfred Nobel (1833 – 1896), idealizador da premiação e inventor da dinamite e do detonador também são revelados. Dessa forma, os visitantes poderão conhecer melhor a contribuição e relevância da premiação em diversas áreas como física, química, medicina, literatura, paz e economia.
Em cinco módulos com telas touch screen e apresentações interativas, o público fará uma viagem pelos seguintes temas:
Os critérios e as diferentes categorias dos Prêmios; A vida de Alfred Nobel; O Prêmio Nobel de 1901 até hoje; O Prêmio Nobel em nossas vidas; O Prêmio Nobel e o futuro