Fábricas de Cultura abrem mais de 100 cursos gratuitos no ABC paulista
As inscrições para os cursos gratuito do primeiro semestre de 2025 abrem partir de 7 de janeiro
As Fábricas de Cultura está com inscrições abertas para mais de 100 cursos gratuitos no ABC paulista. São oferecidas mais de 3 mil vagas para as cidades de Diadema e São Bernardo do Campo.
As inscrições para os cursos gratuito do primeiro semestre de 2025 abrem partir de 7 de janeiro.

Os interessados poderão se inscrever nos ateliês de criação, que duram um semestre e acontecem duas vezes por semana, e nas trilhas de produção, que duram de dois a quatro meses e ocorrem uma vez por semana.
- Game na palma da mão: como o celular transformou o acesso aos videogames no Brasil
- Itaú Unibanco abre vagas em programa de formação para PcD’s
- ‘A inclusão começa na matrícula’: o que escolas e professores precisam saber sobre o autismo
- Falta menos de 10 dias para prazo de pedir isenção da inscrição no Enem acabar
Os cursos gratuitos das Fábricas de Cultura
Há opções de cursos gratuitos para todas as idades, a partir dos 6 anos em Diadema, e a partir dos 8 anos em São Bernardo do Campo, com encontros nos períodos da manhã, tarde e noite, com encontros entre terça e sábado.
Em Diadema, o público poderá aprender a criar roteiros para cinema; a dançar breaking; escrever projetos para editais; entender sobre eletrônica criativa (cultura maker); ter uma introdução ao drone; desenhar no estilo mangá e construir as próprias narrativas.
Além disso, entre as novidades de 2025 estão duas trilhas em parceria com o PerifaCon, evento de cultura pop e nerd periférico que realizou a edição de 2024 na unidade. Nessas formações, o público poderá aprender sobre o universo da cultura pop e como tirar o próprio podcast do papel.
Para moradores de São Bernardo do Campo, as Fábricas de Cultura oferecem cursos gratuitos na éra da música: violão, violino, viola, canto coral, percussão e produção musical. Para quem quer ficar por dentro do mundo da tecnologia haverá formação nas áreas de criação de games, robótica, audiovisual, informática e drones.
Na dança, street dance, dança de salão, dança contemporânea e balé são alguns dos destaques. Para botar a mão na massa tem as formações de laboratório de criação (Maker) e artesanato digital e também dos cursos de artes visuais, circo, teatro e capoeira e até libras.
Como se inscrever
O processo de inscrição em cada unidade é diferente: em Diadema, os interessados precisam se inscrever presencialmente na recepção, levando RG e comprovante de residência.
Já na unidade de São Bernardo do Campo, os interessados realizam primeiro uma pré-inscrição online (acesse aqui) até o dia 12 de janeiro. Após este período, os selecionados são convocados para efetuar a matrícula na unidade apresentando a documentação necessária (RG e comprovante de endereço).
No caso de crianças e adolescentes, os responsáveis precisam apresentar a documentação. Estudantes só podem se inscrever nos cursos em contraturno escolar.
As aulas começam a partir do dia 4 de fevereiro, terça-feira. Todos os materiais necessários para as aulas são oferecidos pelas unidades. Os interessados podem se inscrever até 45 dias depois do início das aulas ou até o preenchimento das turmas.