Faculdade da USP abre vagas em curso gratuito de mestrado

O programa estará com as inscrições abertas de 21 de maio a 11 de junho

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, está com inscrições abertas para curso gratuito de mestrado profissional.

São oferecidas apenas 16 vagas no curso “Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria”, com ênfase em ciência de dados.

ICMC da USP oferece 16 vagas em curso gratuito de mestrado profissional em São Carlos (SP)
Créditos: Divulgação/ICMC-USP
ICMC da USP oferece 16 vagas em curso gratuito de mestrado profissional em São Carlos (SP)

O programa estará com as inscrições abertas de 21 de maio a 11 de junho. Já o pedido de isenção da taxa de inscrição pode ser feito de até 17 de maio de 2024.

Objetivo do curso gratuito da USP

O objetivo do MECAI é fornecer a seus alunos uma sólida formação em matemática, estatística e computação, buscando atender às demandas do setor produtivo.

O curso também ajuda a fomentar avanços tecnológicos e desenvolvimento de produtos, tornando assim empresas e setores governamentais mais competitivos e reconhecidos internacionalmente.

O profissional formado recebe capacitação para atuar em diversas áreas, pois as habilidades desenvolvidas incluem técnicas de otimização, análise de dados, estatística, inteligência computacional, dentre outras.

As inscrições podem ser realizadas diretamente na página do programa (basta acessar aqui).

Podem participar do processo seletivo candidatos que tenham concluído, até a data de matrícula, curso de graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Matemática, Estatística ou áreas afins. Também é preciso estar atuando no mercado de trabalho ou comprovar dois anos de atividade profissional.

A classificação será feita com base em três critérios: análise da formação acadêmica, do curriculum vitae e do projeto de pesquisa. Aos futuros egressos do referido curso será outorgado o título de “Mestre em Ciências”.

O MECAI é vinculado ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da Fapesp, cujo um dos objetivos é o estreitamento entre a academia e o setor produtivo.