Faculdade no ABC paulista abre inscrições para cursos gratuitos
Faculdade Engenheiro Salvador Arena oferece 180 vagas em quatros cursos de graduação
A Faculdade Engenheiro Salvador Arena, localizada São Bernardo do Campo, na Grande SP, abriu inscrições em cursos gratuitos de graduação (bacharelados) para o segundo semestre de 2025.
As vagas são para cursos gratuitos superiores nas áreas de Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação. As inscrições seguem abertas até 5 de maio.

A instituição, que está no grupo de excelência do Ministério da Educação (MEC) se destaca pela infraestrutura moderna, proporcionando aos estudantes acesso a uma ampla gama de recursos e oportunidades para inserção no mercado de trabalho.
- Os principais sinais que alertam para deficiência de vitamina D
- Mackenzie disponibiliza 15 cursos gratuitos online – e você ainda recebe certificado
- Imperdível! Cafeteira Nespresso Vertuo Pop com 55% de desconto
- Você sabia que enzimas podem ajudar a combater a gordura localizada?
Destaque para a planta e laboratórios de Engenharia de Alimentos, com equipamentos industriais; além dos laboratórios de automação, simulação, negócios e outros. Além disso, a faculdade proporciona ao aluno oportunidades de visitas às empresas, cursos de extensão, iniciação científica com bolsa e outros.
Cursos gratuitos de graduação da Salvador Arena
Cada curso oferecido pela Faculdade Engenheiro Salvador Arena é estruturado para atender às demandas atuais e futuras do mercado, com destaque para aspectos de inovação e sustentabilidade. Além das disciplinas tradicionais, os estudantes têm acesso gratuito a disciplinas eletivas atualizadas e alinhadas às necessidades profissionais contemporâneas, como Libras, Business Intelligence,
Desenvolvimento de Startups, desenvolvimento de produtos, desenvolvimento interpessoal e socioemocional, entre outras.
Adicionalmente, a faculdade oferece alimentação durante o horário das aulas, preparada na própria instituição, além de fornecer materiais didáticos necessários para o curso, gratuitamente.
Outro diferencial da faculdade é o Núcleo de Apoio à Carreiras (NAC), que promove workshops para aprimoramento e revisão de currículos, identificação de oportunidades de emprego, orientação para carreiras, suporte integral a estágios, iniciativas de fomento ao empreendedorismo, e outras, preparando os alunos para se destacar no mercado de trabalho.
Seleção e número de vagas
O vestibular é organizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) e será realizado de forma presencial em fase única no dia 8 de junho (domingo), das 14h às 18h30. São oferecidas 40 vagas em cada curso.
A taxa de inscrição para o processo seletivo do vestibular é de R$ 40,00. No entanto, os candidatos podem solicitar isenção desse valor até o dia 5 de abril, pelo site da Vunesp. Os critérios para concessão da isenção estão descritos no edital, e a lista de contemplados será divulgada em 22 de abril de 2025.
Informações detalhadas sobre o processo seletivo e inscrição estão disponíveis no site oficial da VUNESP e nas plataformas da Faculdade Engenheiro Salvador Arena.
Sobre os cursos gratuitos de graduação
- Administração (8 semestres, das 19h15 às 22h45): Forma profissionais capacitados em gestão financeira, de pessoas e de mercado, com habilidades para atuação ética, inovadora e empreendedora no mundo do trabalho.
- Engenharia de Alimentos (10 semestres, das 7h às 12h15): Prepara o aluno para atuar em todas as fases da produção alimentícia, desde a matéria-prima até o produto final, enfatizando a inovação, controle de qualidade e sustentabilidade.
- Engenharia de Computação (10 semestres, das 19h15 às 22h45): Visa formar profissionais para a automação e melhoria de processos tecnológicos, desenvolvimento de software, segurança da informação, entre outros.
- Engenharia de Controle e Automação (10 semestres, das 7h às 12h15): Foca na aplicação de conhecimentos integrados de elétrica, mecânica, eletrônica e computação para automação industrial e melhoria de processos. Autorizado e reconhecido pelo MEC, prepara o aluno para enfrentar os desafios tecnológicos contemporâneos.