Faculdade particular ou pública: você sabe como escolher?

Conheça os prós e os contras de cada uma e saiba como escolher a melhor opção para você

Por:  SEB (Sistema Educacional Brasileiro) 

“O que você vai ser quando crescer?”, ouvimos essa pergunta desde a mais tenra idade. Mas é lá pelos 17 anos que de fato, precisamos fazer uma escolha que vai nortear nossa jornada profissional. Nesse momento é quando pinta aquela dúvida: faculdade particular ou pública?

Para te dar uma mãozinha e te ajudar tomar essa decisão da forma mais acertada possível, o artigo do site Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro) fez um comparativo minucioso. Nele, é tratado sobre os prós e contras das instituições privadas ou públicas. É importante que você analise cada um dos itens pautados, reflita e consiga fazer uma escolha de forma embasada.

Pode ser que você até chegue a pensar de primeira: “pública, claro! Afinal é gratuita”, mas não necessariamente esta seja a opção que mais se adeque a sua rotina. Além disso, é possível obter bolsas de estudo em faculdades particulares, com isso você estudaria na universidade particular, mas sem custo. Veja alguns pontos que você precisa levar em consideração antes de fazer sua escolha:

É importante analisar os prós e os contras da faculdade pública e da privada antes de escolher entre uma ou outra
Créditos: iStock
É importante analisar os prós e os contras da faculdade pública e da privada antes de escolher entre uma ou outra

Concorrência

É uma das questões que mais tiram as noites de sono dos estudantes. Isto porque, em geral, os cursos das faculdades mais bem conceituadas tem um número grande de candidatos concorrendo pela mesma vaga. Com isso, o processo seletivo torna-se mais exigente e são selecionados os estudantes que obtiverem a nota mais alta.

O processo seletivo das faculdades particulares costuma ser menos concorrido, mas isso, não necessariamente significa que seja mais fácil, ou ainda que a universidade pública seja melhor que a particular.

As seletivas são realizadas justamente para filtrar os melhores alunos e com isso fazer com que profissionais mais capacitados ingressem no mercado de trabalho. Vale dizer que é a qualificação dos alunos formados que faz com que uma instituição de ensino, seja ela particular ou não, seja considerada boa ou ruim.

Mercado de Trabalho 

Antes de escolher entre uma faculdade particular e uma pública, é importante levar em consideração o mercado de trabalho. Dependendo da área de atuação, algumas empresas preferem contratar profissionais ou estudantes de instituições específicas. Isso nem de longe é uma regra, mas uma situação que acontece, então vale ter em conta, caso seu sonho seja trabalhar em uma determinada empresa.

Processo seletivo das faculdades

Através do Prouni e do Fies você consegue estudar numa instituição privada através de bolsa ou pagamento somente depois de formado. Também há o concorrido Sisu (Sistema de Seleção Unificado) em que as instituições públicas oferecem vagas para os alunos que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Além disso, os programas de bolsas de estudo das próprias universidades.

Para saber mais sobre os processos seletivos e conferir o comparativo completo entre a faculdade particular e a pública clique aqui na matéria do portal Novos Alunos.