Faculdades Integradas Torricelli recebem “Encontro Internacional de Capoeira”

Programação traz lançamento de livro, aula com mestres e passeata em prol da sustentabilidade

Quando um escravo conseguia escapar da senzala, os demais diziam que ele “caiu na capoeira”. O termo significava que o fugitivo tinha entrado na floresta. De origem angolana, a prática  – que hoje é conhecida apenas como capoeira – recebia o nome de “jogo da zebra”.

Por volta de 1548, escravos africanos desembarcaram em solo brasileiro. Incumbidos de “construir” a colônia idealizada pela metrópole portuguesa, homens e mulheres tiveram sua cultura sufocada para, então, dedicarem-se apenas à mão de obra e trabalho desumano. Porém, nem tudo foi perdido. A capoeira se popularizou como dança e, conforme o número de adeptos crescia, as rodas em público eram mais perseguidas. A justificativa dos colonizadores e donos de terras? Tal técnica era violenta e apresentava golpes perigosos. Mas para os escravos – se não fosse considerada dança – era uma das poucas formas de autodefesa que possuíam.

por Andre Cypriano
A Associação Herança Cultural Capoeira, fundada pelo Mestre Catitu, participa do evento
Créditos: Andre Cypriano
A Associação Herança Cultural Capoeira, fundada pelo Mestre Catitu, participa do evento

Com o passar do tempo, mais grupos surgiram com o intuito de manter a tradição e, livre de censura, mestres tiveram a chance de passar adiante os movimentos e músicas que compõem as rodas.  Hoje, elas são consideradas “Patrimônios Imateriais” e muitos jovens têm acesso a aulas e escolas de capoeira.

Para trocar experiências sobre a prática e reunir aqueles que garantem a preservação da cultura popular, a 10ª Edição do “Encontro Internacional de Capoeira” acontece nos dias 30 de setembro e 1º e 2 de outubro, nas Faculdades Integradas Torricelli. De acordo com Vagner Nascimento Silva, “o intuito do evento é convidar mais pessoas a conhecerem a capoeira e suas diversas modalidades”.

Nascimento é coordenador do curso de Educação Física na Torricelli e trabalha na organização do encontro, junto à Associação Herança Cultural Capoeira, fundada pelo Mestre Catitu. A iniciativa também conta com o apoio dos alunos dessa disciplina, que irão trabalhar durante os três dias de evento. Entre os estudantes, existem aqueles que “praticam capoeira e já realizaram aulas abertas”, conta Vagner.

Além do esforço físico, a capoeira – seja ela considera arte marcial, esporte ou dança – é responsável por desenvolver os músculos e resistência do corpo. O professor afirma que a prática ajuda a melhorar a capacidade motora do indivíduo. “Muitos dos movimentos podem ser utilizados como complemento das aulas de educação física”, diz Silva.

Esta é a segunda vez que Guarulhos recebe o evento e a primeira em que será organizada uma passeata em prol da sustentabilidade, no sábado (1º). Batizada de “Não jogue lixo na rua, jogue Capoeira”, a atividade chama a atenção de todos para a importância de preservar o espaço público e diminuir a poluição do mesmo. O trajeto que vai do Centro Educacional Adamastor  até a Igreja Matriz (Av. Dom Pedro I, Guarulhos – SP).

Aberta à comunidade,  a série de eventos permite que mais pessoas tenham contato com a capoeira  e sua riqueza cultural. O “10º Encontro Internacional de Capoeira” traz parte da história do Brasil em forma de dança e assume a “grande responsabilidade com o desenvolvimento das práticas esportivas na cidade de Guarulhos”, finaliza Vagner.

Confira mais detalhes sobre a programação:

30/9

Atividade: Abertura oficial, Formatura do grupo de capoeira e coquetel para os presentes
Horário:
19h30 às 23h
Local: Anfiteatro da Torricelli. Rua do Rosário, 300, Centro – Guarulhos (SP)

1/10

Atividade: 3ª Copa Aberta de Capoeira
Horário: 7h às 12h
Local: Ginásio esportivo da Torricelli. Rua do Rosário, 300, Centro – Guarulhos (SP)

Atividade: Palestra e Lançamento do livro “Macaco beleza e o massacre do Taboão”, Frede Abreu, professor e historiador
Horário: 14h às 15h30
Local: Anfiteatro da Torricelli. Rua do Rosário, 300, Centro – Guarulhos (SP)

Atividade: Aula de capoeira com mestres convidados
Horário: 15h30 às 17h
Local:  Centro Educacional Adamastor. Av. Monteiro Lobato, 500, Centro – Guarulhos (SP)

Atividade: Passeata em prol da sustentabilidade “Não jogue lixo na rua, jogue Capoeira”
Horário: 17h às 19h
Trajeto: Centro Educacional Adamastor (Av. Monteiro Lobato, 500, Centro – Guarulhos/SP) até a Igreja Matriz (Av. Dom Pedro I)

2/10

Atividade: Batizado – troca de graduações e show folclórico
Horário: 10h às 14h
Local: Centro Educacional Adamastor. Av. Monteiro Lobato, 500, Centro – Guarulhos (SP)