Fala de Bolsonaro ‘Cocô dia sim, dia não’ é tema de vestibular
"É só você fazer cocô dia sim, dia não, que melhora bastante a nossa vida também", foi a fala do presidente que virou questão de prova
A prova de Vestibular de Verão 2020 da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) aconteceu no último sábado, 19, e começou a chamar atenção pela questão que relembra a fala polêmica de Jair Bolsonaro: “É só você fazer cocô dia sim, dia não”.
“’É só você deixar de comer menos um pouquinho. Você fala para mim em poluição ambiental. É só você fazer cocô dia sim, dia não, que melhora bastante a nossa vida também. Agora, o mundo, quando eu falei que cresce mais de 70 milhões por ano, precisa de uma política de planejamento familiar. Não é controle, não. Você vai ler na capa da Folha amanhã que eu tô dizendo que tem que ter controle de natalidade’, disse a autoridade pública”, foi a resposta do presidente a uma jornalista que o questionou sobre preservação ambiental.
Após reproduzir esse trecho no enunciado, a pergunta do vestibular foi: “Qual opção realmente contribui para a preservação do meio ambiente?”, trazendo as seguintes alternativas:
A) Priorizar a agropecuária extensiva como prática produtiva;
B) Criminalização das Organizações Não Governamentais (ONGs);
C) Ampliação da coleta e tratamento do esgoto;
D) Restrição da divulgação dos dados relativos ao desmatamento;
E) Redução do efetivo das instituições ambientais que monitoram o impacto das atividades humanas.
A repercussão nas redes sociais foi imediata:
https://twitter.com/JenioQuadros/status/1185911937433001984
https://twitter.com/FelipeAndrade__/status/1185959514102779905
https://twitter.com/Augusto_na_luta/status/1185949248296292353