Fatecs abrem mais de 12 mil vagas em cursos gratuitos de graduação

A prova será aplicada no dia 29 de junho; saiba como se inscrever

12/05/2025 15:31

O Centro Paula Souza (CPS) abriu inscrições para Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) para o segundo semestre de 2025. O processo seletivo oferece 12.550 vagas para cursos gratuitos superiores de tecnologia presenciais e a distância, gratuitos, distribuídas pelas 82 unidades do Estado de São Paulo.

As inscrições devem ser feitas pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50. A prova será aplicada no dia 29 de junho.

As Fatecs são administradas pelo Centro Paula Souza, uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo
As Fatecs são administradas pelo Centro Paula Souza, uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo - Alexandre Moreira/Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Para concorrer a uma das vagas do Vestibular das Fatecs, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula, comprove a conclusão do curso.

Novidades e vagas nos cursos gratuitos das Fatecs

A inscrição para o Vestibular das Fatecs deve ser feita exclusivamente pela internet, até as 15 horas do dia 6 de junho. O interessado deve preencher a ficha, o questionário socioeconômico e pagar a taxa, conforme orientações disponíveis no Manual do Candidato e na Portaria do Vestibular.

No momento da inscrição, é possível escolher um curso em primeira opção. Caso haja interesse, o candidato pode optar por outro, em qualquer Fatec e período.

O interessado pode realizar mais de uma inscrição, desde que pague a taxa correspondente para cada uma.

As Fatecs disponibilizam computador e acesso à internet a quem quiser fazer a inscrição no Vestibular. Cabe ao interessado entrar em contato com a unidade para saber data e horário de atendimento.

Vagas e novidades

Somadas às 12.550 vagas nos cursos gratuitos, as Fatecs oferecem outras 7.470 aos candidatos do Provão Paulista, totalizando 20.020 vagas para o segundo semestre de 2025. As informações sobre cursos, vagas, períodos e unidades participantes estão disponíveis no site do processo seletivo.

As Fatecs disponibilizam computador e acesso à internet a quem quiser fazer a inscrição nos cursos gratuitos
As Fatecs disponibilizam computador e acesso à internet a quem quiser fazer a inscrição nos cursos gratuitos - Roberto Sungi/CPS

A novidade para o segundo semestre é o início das atividades da Fatec de Olímpia. O município passará a contar com os cursos em Desenvolvimento de Software Multiplataforma e Gestão de Turismo, ambos com 40 vagas, no período noturno.

Isenção e redução da taxa de inscrição

Com objetivo de ampliar a oportunidade de acesso à formação superior tecnológica gratuita, Centro Paula Souza (CPS) concede isenção total e redução de 50% do valor da taxa de inscrição do Vestibular das Fatecs. Serão concedidas até 6 mil isenções. Para redução da taxa, não há limite de vagas. 

O resultado dos pedidos será divulgado no dia 12 de maio, exclusivamente pelo site do processo seletivo. Candidatos com requisições indeferidas poderão entrar com recurso nos dias 13 e 14 de maio. A resposta será publicada em 26 de maio.

A aprovação da isenção confirma automaticamente a inscrição no Vestibular. No caso da redução, é necessário efetuar o pagamento do valor com desconto para validar a inscrição. O benefício é válido apenas para uma inscrição do segundo semestre de 2025.

Requisitos para isenção

É necessário ter concluído o Ensino Médio em 2024 ou estar em curso equivalente, como a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Centro Estadual de Jovens e Adultos (Ceeja), no Brasil. Também é preciso ter renda familiar bruta mensal de até dois salários mínimos por pessoa.

Requisitos para redução

O candidato deve estar regularmente matriculado nos ensinos Fundamental ou Médio, bem como cursos pré-vestibular ou superiores (graduação ou pós). A renda mensal deve ser inferior a dois salários mínimos ou o interessado deve estar desempregado.

Inclusão Social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus. Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se é egresso do ensino público. A comprovação de que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública (municipal, estadual ou federal) será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar.