“Fazendo as malas” reúne experiências de intercâmbio estudantil

Livro organizado por Maurício Moura e Sidney Nakahodo apresenta histórias de jovens que estudaram em outros países e hoje contribuem com o desenvolvimento do Brasil

Por: Vinicius Santos
O relato de Paulo da Silva está na primeira parte do livro, intitulada “A Terra”.

“O primeiro passo rumo à oportunidade de estudar fora do Brasil, principalmente quando existe dependência de um órgão, uma instituição, uma fundação que possa financiar tal empreitada, é estar atento às várias possibilidades de bolsas de estudos(…)”. Paulo da Silva partiu de Bebedouro, interior de São Paulo, para além das fronteiras brasileiras. Sob o sustento de seu esforço e vontade de superar as próprias expectativas, viu-se diante da oportunidade de estudar fora do país. Nascia ali a chance de emancipar seus conhecimentos durante o intercâmbio.

“Conseguir uma vaga em uma instituição estrangeira pode parecer algo difícil ou mesmo impossível. Com meu currículo e formação, 5 universidades norte-americanas me concederam bolsa de estudos, após eu ter sido contemplado com uma bolsa de uma fundação [Fulbright] que me representaria junto a instituições de ensino superior nos Estados Unidos”, conta Paulo, pesquisador formado em Letras que no passado ocupou um lugar na rede pública de ensino. Sua experiência fora do Brasil lhe permitiu adquirir novos saberes capazes de ampliar a visão que tinha sobre os impasses de sua pátria.

Este relato alimenta uma obra que aglutinou diversos depoimentos daqueles que puderam vivenciar outras culturas e delas retirar subsídios para se pensar em um Brasil melhor. Fazendo as malas foi lançado pela Editora Saraiva e trouxe o trabalho organizado por Maurício José Serpa Barros de Moura e Sidney Nakao Nakahodo. Além de Paulo Silva, a publicação também compartilha a experiência de outros profissionais como Gustavo Chacra, jornalista e correspondente do jornal Estado de S. Paulo e Julia Bacha, documentarista brasileira que realizou trabalhos no Oriente Médio.

Leia um trecho do 1º capítulo de Fazendo as malas: histórias de jovens que contribuem com o Brasil a partir de suas experiências no exterior: