Federal do Tocantins abre vagas em 29 cursos gratuitos
Os interessados tem até o dia 24 de junho para se inscrever; são oferecidas cerca de 600 vagas
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) abriu vagas em 29 cursos gratuitos. Os interessados tem até o dia 24 de junho para se inscrever no processo seletivo.
A seleção dos candidatos será feita por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Não há taxa de inscrição, o processo é gratuito.
A previsão de entrada é no segundo semestre de 2024, no mês de agosto. Confira o edital completo aqui.
- Portugal: o que fazer em 24h em Estremoz, a ‘Vila de Mármore’
- Diabetes e ombro congelado: descubra os riscos dessa complicação
- Retração gengival: causas, tratamentos e quando procurar um especialista
- Kobra abre seu ateliê no interior de SP para visitação
Quem pode se inscrever nos cursos gratuitos da UFT?
Para se inscrever em um dos cursos oferecidos pela Universidade Federal do Tocantins, o candidato deve ter realizado o Enem em pelo menos uma das edições de 2021 a 2023, independente de participação ou inscrição em outros processos seletivos e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação.
O candidato também não deve ter participado do Enem na condição de “treineiro”.
A nota final do candidato neste processo seletivo será calculada utilizando as notas obtidas nas provas do Enem. O edital deixa claro que para composição da nota final e posterior classificação, serão atribuídos pesos às notas obtidas por área de conhecimento avaliadas pelo exame, de acordo com cada curso.
Sistema de cotas da UFT
Em cumprimento à Lei de Cotas, a Universidade Federal do Tocantins oferta vagas para estudantes oriundos da escola pública, pretos, pardos, pessoas com deficiência e estudantes de baixa renda.
Além disso, a UFT tem ações afirmativas próprias, dentro da sua política institucional, considerando características e demandas regionais, com a reserva de vagas para indígenas e quilombolas, além da Lei de Cotas.