Feira de Literatura Africana acontece em São João de Meriti

René Silva e Jean Wylys são palestrantes do evento

Evento, que tem curadoria do IFRJ, debate a Diáspora Africana

De 20 a 23 de novembro, a Praça da Matriz, no Centro de São João de Meriti, recebe o Festival Literário Internacional da Diáspora Africana(FLIDAM), que tem curadoria do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). O evento conta com palestras, feira de livros, Lavagem da Praça da Matriz, exposições, circuito gastrônomico e sessões de cinema.

O tema será “A composição da produção literária e artística afrodescendente contemporânea” e toda a programação é gratuita. O evento tem por objetivo garantir espaço de promoção e visibilidade dos escritores afrodescendentes; Combater o racismo institucional e a intolerância religiosa e Deslocar o eixo de importantes eventos literários internacionais dos pontos nobres da Cidade do Rio de Janeiro e das áreas turísticas do estado.

As palestras são divididas em trilhas que são espaços de discussão compostos por explanações individuais de 15 minutos (sem perguntas da plateia) ou proferidas por keynotes e painéis coletivos interligados por uma determinada temática, com no máximo 30 minutos de duração e 15 minutos para perguntas da plateia. As mesas discutem, literatura, politicas públicas e a Diáspora Africana.  Entre os palestrantes estão René Silva, que fala de empreendedorismo e do jornal Voz da Comunidade e o deputado Jean Wylys que fala das questões identitárias, políticas e legislativas.

O evento conta ainda com um trem da FLIDAM, que sai às 8h18 da Central do Brasil, no próximo dia 23, com viagem pelo ramal Belford Roxo. Mais informações, inscrições e a programação completa encontram-se no site da FLIDAM.