FGV oferece 153 cursos gratuitos online; confira lista

Cursos 100% online são focados na interação e flexibilidade, para o aluno estudar quando e onde quiser

02/03/2023 08:20

Quer aprender a gastar conscientemente, a organizar o orçamento da família ou como fazer investimentos de forma segura? A Fundação Getúlio Vargas (FGV) possui uma variedade de cursos gratuitos.

Os cursos gratuitos oferecidos pela FGV são em diversas áreas, como financeira, educação, gestão empresarial, humanidade, privacidade de dados na internet, entre outras.

FGV oferece cursos gratuitos em diversas áreas, como financeira, educação, gestão empresarial, humanidade, entre outras
FGV oferece cursos gratuitos em diversas áreas, como financeira, educação, gestão empresarial, humanidade, entre outras - Reprodução/ Facebook FGV

A iniciativa faz parte da parceria com OEG (Open Education Global), do qual a FGV é nembro desde 2008 e foi a primeira instituição de ensino brasileira a integrar o consórcio de países que oferecem conteúdos e materiais didáticos gratuitos online.

Como são os cursos gratuitos da FGV?

Não há processo seletivo para fazer os cursos gratuitos da FGV. Para realizá-los, basta preencher a ficha de inscrição.

Os cursos têm um portfólio amplo em diferentes áreas de conhecimento, com diversas cargas horárias, e oferecem conteúdo atual e relevante para quem busca qualificação profissional ou conhecimento sobre algum assunto específico.

O conteúdo dos cursos gratuitos é 100% on-line e auto instrucional, oferecendo flexibilidade quanto ao horário e local de estudo.

Os alunos cadastrados terão acesso a questões objetivas e automáticas ao final do curso como pós-teste do conteúdo. Após respondê-las e obtendo nota mínima de 7,0 (sete), os estudantes poderão emitir a declaração de participação personalizada.

Confira os cursos gratuitos da FGV

  1. A Importância Estratégica da Marca: Conceitos Básicos
  2. A Atenção Primária em Saúde (APS) na resposta à pandemia de COVID-19
  3. A internet e os negócios
  4. Álgebra Linear e Ciência de Dados
  5. Alinhamento entre vendas e marketing
  6. Análise Microeconômica: Impactos no Funcionamento do Mercado e na Sociedade
  7. Aspectos conceituais associados ao processo de negociação
  8. Autoconhecimento: a Base para Inteligência Emocional e Resiliência
  9. Acesso à Informação
  10. BSC: Introdução à Criação e Execução da Estratégia
  11. Cibercultura e transformação digital: impactos para a educação corporativa
  12. Cibersegurança: Anatomia Clássica de um Ciberataque
  13. Como fazer investimentos 1
  14. Como fazer investimentos 2
  15. Como Gastar Conscientemente
  16. Como organizar o orçamento familiar
  17. Como planejar a aposentadoria
  18. Como Gastar Conscientemente
  19. Como variáveis macroeconômicas interagem entre si? Estudando alguns modelos
  20. Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios
  21. Conceitos básicos de matemática financeira
  22. Conceitos e Características dos Projetos
  23. Criação de Novos Produtos
  24. Conceito de tempo
  25. Conceitos de cotidiano escolar e gestão: senso comum e conhecimento
  26. Cyberbullying
  27. Cultura: uma análise introdutória
  28. Dados para o bem
  29. Democracia digital
  30. Design Thinking Aplicado à Área da Saúde
  31. Desenvolvendo apresentações sensacionais
  32. Direito Aplicado ao Agronegócio: Conceitos Iniciais
  33. Direito das políticas públicas
  34. Direito de Família
  35. Direito Eleitoral
  36. Direito e Esporte
  37. Direito Penal e Econômico
  38. Direito Tributário
  39. Direitos autorais na produção de material didático
  40. Direitos e deveres do cidadão em tempos de COVID-19
  41. Diversidade no contexto escolar: uma introdução conceitual
  42. Do mecanicismo à sociedade do conhecimento
  43. Economia Circular: princípios e conceitos
  44. Elaboração de Pitch
  45. Empreendedorismo no esporte
  46. Empreendedorismo para o Mercado Financeiro
  47. Empregabilidade, Trabalhabilidade e Carreira
  48. Experiência do paciente: a importância na saúde pública e privada em tempos de transformação
  49. Exploração e abusos na Internet
  50. Finanças públicas
  51. Formação de Preços Agropecuários: Fundamentos Microeconômicos
  52. Fundamentos para construção do projeto político-pedagógico escolar
  53. Fundamentos pedagógicos da BNCC
  54. Ferramentas de Mensuração dos Impactos Socioeconômicos de Políticas Públicas e Incentivos às Fontes Renováveis de Energia
  55. Fundamentos da Gestão de Custos
  56. Fundamentos de Finanças Corporativas
  57. Fundamentos de Marketing
  58. Fundamentos do marketing de serviços
  59. Fundamentos do Neurobusiness
  60. Fundamentos para elaboração de balanced scorecard
  61. Fundamentos para Elaboração de Planejamento de Vendas
  62. Fundamentos das Relações Internacionais
  63. Gestão Enxuta e Lean: Desafios da Implantação
  64. Gestão de Pessoas: impactos da pandemia para os profissionais de saúde
  65. Gestão de Pessoas: liderança em tempos de incerteza
  66. Gestão de suprimentos em tempos de pandemia
  67. Governança do Sistema de Saúde em tempos de Pandemia
  68. História Oral
  69. Humanidades Digitais
  70. Imagem e Direitos na Web
  71. Impacto da TI nos negócios
  72. Influência dos fatores mercadológicos na decisão de preços
  73. Inclusão social na internet
  74. Inovação em Saúde: propósitos e desafios nas organizações
  75. Introdução à Análise de Dados das Redes Sociais
  76. Introdução à comunicação na era digital
  77. Introdução à Controladoria
  78. Introdução a finanças: sistema financeiro e geração de valor
  79. Introdução à Gestão Estratégica da TI
  80. Introdução à Gestão Financeira Internacional
  81. Introdução ao Direito Imobiliário
  82. Introdução a Precificação e Comportamento da Demanda
  83. Introdução à fonte de energia heliotérmica
  84. Introdução ao uso da ferramenta SAM
  85. Introdução ao Scrum
  86. Introdução às relações de consumo e aos direitos básicos
  87. Introdução da Gestão da Informação e do Conhecimento para Tomada de Decisão
  88. Instituições Pró-Ética: Órgãos de Controle
  89. Interpretações do Brasil
  90. Introdução à análise dos indicadores SAEB e Prova Brasil
  91. Introdução à Avaliação de Empresas
  92. Introdução à Ciência de Dados
  93. Introdução à cultura e identidade do Surdo
  94. Introdução à Matemática Financeira – Regimes de Capitalização
  95. Introdução à metodologia da pesquisa
  96. Introdução à organização de dados para análise multivariada
  97. Introdução a Redes Complexas: medidas de centralidade
  98. Introdução aos conceitos de gênero
  99. Introdução às técnicas de análise fatorial e conjunta de dados
  100. Liderança e Gestão Participativa na Escola
  101. Liderança em cenários turbulentos: revigorando as equipes de saúde no enfrentamento da COVID-19
  102. Liderança na Era das Competências
  103. Liberdade de expressão
  104. Linguagem R: introdução à programação e automação
  105. Marketing Contemporâneo na Saúde: como estar preparado para essa transformação?
  106. Matemática: conceitos gerais sobre funções
  107. Mercados B2B e B2C: Características e Diferenças
  108. Metodologias Ativas
  109. Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas
  110. Negociação e formação do contrato
  111. Negócios em E-sports: Conceitos Iniciais
  112. O Impacto da Constituição de 1988 na política educacional
  113. O Impacto Transformador do Esporte Paralímpico para a Inclusão Social
  114. O papel do Hospital no Sistema de Saúde, no Brasil Pós-pandemia
  115. O mercado de trabalho no esporte
  116. O sistema de saúde em tempos de pandemia
  117. Objetivos de aprendizagem referenciados pela BNCC de Matemática: estratégias de composição e avaliação de percursos formativos on-line
  118. Opções Reais e Geração de Valor na Tomada de Decisão
  119. Ofensas e Ódio na Internet
  120. Partidos Políticos
  121. Performance na tela
  122. Pesquisa de Mercado
  123. Planejamento e Estratégia para Gestão Escolar
  124. Planejamento do gerenciamento e identificação de riscos em projetos
  125. Política Externa do Japão: Aspectos Institucionais e Evolução Histórica
  126. Política Externa do Japão: Inserção Internacional e Relações Bilaterais
  127. Política Industrial: Argumentos, Instrumentos e Incentivos à Indústria Heliotérmica no Brasil
  128. Premissas básicas para produção de material educativo
  129. Produtos, serviços e experiências
  130. Produção de gráficos utilizando a biblioteca ggplot2
  131. Projeto Ensino Participativo – Teoria e Prática
  132. Proteção de dados
  133. Publicidade e Consumo On-line
  134. Quiz: Jogo das Regras Ortográficas – Reconhecendo Texto e Contexto
  135. Racionalização: Conceitos Elementares
  136. Recursos Digitais e o Ensino das Ciências da Natureza à luz da Base Nacional Comum Curricular
  137. Recursos digitais e o ensino de linguagens à luz da base nacional comum curricular
  138. Redes sociais: conceitos e organização
  139. Relação entre coaching e mentoring
  140. Relações Étnicos-Raciais no Brasil: período colonial
  141. Robôs de Busca na Melhoria de Resultados em Campanhas Digitais
  142. Saúde e Economia: impacto da COVID-19 e perspectivas para o Brasil
  143. Saúde física e mental na internet
  144. Saúde Populacional e Determinantes Sociais: desafios emergentes pós-pandemia
  145. Segurança Digital
  146. Solarimetria e Estudo de Localização Ótima de Usinas Solares Termoelétricas
  147. Storytelling e técnicas de apresentação: conceitos gerais de comunicação
  148. Superexposição na internet
  149. Termos de Uso e Políticas de Privacidade
  150. Tópicos em Machine Learning
  151. Trabalho e desigualdade: uma proposta à luz da BNCC
  152. Transformação Digital e Inovação no Agronegócio: Aspectos Básicos
  153. Um Panorama sobre Economia da Saúde: desenvolvimento de sistemas de saúde e perspectivas para o futuro