FGV oferece curso gratuito de economia e mercado de arte no RJ
A atividade abordará os fundamentos econômicos do mercado da arte, a dinâmica global e brasileira e a relação entre preço e valor das obras
Entre os dias 14 e 16 de abril, o economista Thierry Chemalle ministra o curso “Economia e mercado da arte: o valor da arte além do preço”, na sede da Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro.

A iniciativa visa disseminar o conhecimento sobre as táticas comerciais e as relações financeiras do setor artístico e faz parte da agenda de atividades da FGV Arte 2025.
Como o curso vai funcionar?
O curso é gratuito, mediante inscrição prévia, voltado para profissionais, colecionadores e entusiastas que desejam compreender as dinâmicas econômicas e estratégicas do setor.
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Ao longo dos três dias de curso os participantes terão acesso a um conteúdo estruturado que aborda desde a precificação de obras até o funcionamento de leilões, passando por estratégias de investimento e o papel das instituições culturais na valorização artística.
Também será abordado um panorama abrangente sobre os desafios e oportunidades do mercado de arte no Brasil e no mundo.
Haverá emissão de certificado de participação no final do curso, que ocorrerá no auditório 1013, na Fundação Getúlio Vargas – Praia de Botafogo, número 190, no Rio de Janeiro.
Objetivo da capacitação
Ministrado pelo economista e o professor da FGV, Thierry Chemalle, o curso tem como proposta fomentar a discussão sobre o impacto das políticas culturais na economia da arte, explorando como regulamentações, incentivos e mudanças no cenário global afetam a comercialização e valorização de obras.
Ainda serão apresentadas, durante a atividade, reflexões sobre o crescimento do mercado digital, a ascensão dos NFTs e as novas formas de consumo e circulação da arte.
Com uma abordagem acessível e dinâmica, a FGV Arte busca aproximar o público do universo da economia da arte, fornecendo conhecimentos essenciais para quem deseja atuar profissionalmente no setor ou aprofundar sua compreensão sobre seus mecanismos e transformações.
Para acessar a programação completa e inscrever-se no curso acesse o link. As vagas são limitadas.
Programação
- Dia 1 – 14 de abril
Números do mercado da arte e principais conceitos econômicos
A aula introdutória apresentará um panorama do mercado global e brasileiro, explorando dados sobre vendas, comportamento de colecionadores e tendências do setor.
- Dia 2 – 15 de abril
O debate preço e valor no mercado da arte
O encontro aprofundará o debate sobre os critérios que determinam o valor da arte, diferenciando-o do preço de mercado. Serão analisadas metodologias de precificação, como regressões hedônicas e vendas repetidas, além do impacto da arte como ativo financeiro.
- Dia 3 – 16 de abril
Colecionismo e a jornada do colecionador
A trajetória do colecionador no mercado de arte será o foco da terceira aula. A partir de estudos de caso, serão analisados o comportamento dos High Net Worth Individuals (HNWIs) no setor, o papel dos colecionadores como investidores e as estratégias de aquisição no mercado primário e secundário.
Mesa-redonda – Mercado da arte no Brasil: oportunidades e desafios
Encerrando o curso, uma mesa-redonda reunirá especialistas para discutir os desafios do mercado da arte no Brasil, incluindo regulação, financiamento, novos modelos de negócios e o impacto da tecnologia.
Convidados
- Dominique Valansi – Jornalista, crítica de arte e curadora, Valansi tem uma longa trajetória na cobertura do mercado de arte brasileiro. Foi editora de artes visuais do jornal O Globo e atualmente integra a equipe da ArtRio, uma das principais feiras do setor no país.
- Fabio Szwarcwald – Gestor cultural e economista, foi diretor executivo da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio). Com experiência na área financeira e na gestão de instituições culturais, atua no desenvolvimento de políticas para o fortalecimento do setor.
- Filipe Masini – Sócio da Galeria Athena, uma das mais importantes galerias de arte contemporânea do Brasil, Masini tem experiência na relação entre galerias, artistas e colecionadores, acompanhando de perto as tendências e desafios do mercado.
Mediação
- Silvia Finguerut – Coordenadora do FGV Conhecimento, atua na interseção entre pesquisa acadêmica e gestão de políticas culturais.