Fies vai oferecer 100 mil vagas em 2020; confira a data de inscrição
O programa financia a mensalidade em cursos (presenciais) de universidades particulares para estudantes de baixa renda
Você quer começar a faculdade mas não tem condições de bancar toda a mensalidade? O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) te dá a possibilidade de começar a pagar pelo curso só quando terminá-lo. Serão 100 mil vagas ofertadas pelo programa no primeiro semestre de 2020.
O Fies tem como objetivo financiar, com juro zero, no mínimo 50% da mensalidade em cursos (presenciais) de universidades particulares para estudantes de baixa renda. É destinado para aqueles com renda per capita de até três salários mínimos por mês.
Há também a modalidade P-Fies, para pessoas com renda per capita familiar de até cinco salários mínimos. Nesse caso, as condições do financiamento oferecem juros mais baixos, negociados com algum agente financeiro.
- Estes hábitos vão melhorar a sua circulação sanguínea; saiba como
- Ter algum destes 4 sintomas comuns pode indicar que você está com diabetes
- Este sinal de câncer de pâncreas é detectado em 75% dos casos
- Bahia: 3 lugares baratos para viajar e se encantar
Quem pode participar do programa
Para participar, o candidato precisa ter realizado alguma das edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos. Além disso, o estudante não deve ter zerado a prova de redação.
Bolsistas parciais do ProUni (Programa Universidade para Todos) também podem participar do processo seletivo do Fies e solicitar o financiamento da outra metade da mensalidade.
Período de inscrições
Os interessados devem realizar a inscrição entre 5 de fevereiro até as 23h59 de 12 de fevereiro. É necessário acessar o site do programa e fazer um cadastro com o CPF.
O resultado da primeira pré-seleção será divulgado no dia 26 de fevereiro. Os pré-selecionados deverão completar a inscrição e fechar o contrato de financiamento entre 27 de fevereiro a 2 de março.
O Fies é um programa do MEC (Ministério da Educaçã), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.
Para mais informações, clique aqui.