7 filmes, séries e desenhos que ajudam na educação dos filhos
Assistir a esses filmes pode ser uma ótima maneira de expandir horizontes e aprender sobre diferentes culturas
Com a popularização da internet e o surgimento de diversos serviços de streaming, ter acesso a filmes, desenhos e séries se tornou muito mais fácil. Mas, além do entretenimento, algumas dessas obras agregam muito conhecimento às nossas vidas. Por meio delas, podemos compreender como as pessoas viviam em épocas específicas, entender melhor os espaços geográficos e as relações sociais.
Isso é especialmente importante para crianças e adolescentes que estão em formação, pois permite que eles tenham contato de maneira dinâmica com diversas experiências culturais, sociais e de vida.
Por isso, o blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro) preparou uma lista com 7 filmes que podem auxiliar no processo de aprendizado cultural, social e de vida. Confira:
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- 64 sites que oferecem cursos gratuitos online com certificado
- Cozinhar com crianças: entenda benefícios dessa prática para os pequenos
- Comunicação assertiva: veja a importância dessa prática e como adotá-la na escola
7 filmes que reforçam a aprendizagem
Listamos 7 indicações de filmes e animações que podem ser úteis no processo de educação. Seja com uma abordagem dramática, seja de uma forma mais divertida, tais obras trazem histórias e personagens que vão agregar muito ao cotidiano dos pequenos. Veja a nossa seleção!
1. Show da Luna
“O Show da Luna” é uma produção criada no Brasil que estimula o conhecimento científico da criança a partir de situações cotidianas. Luna é uma garotinha bastante curiosa e corajosa, que sempre está em busca de respostas para questões que envolvem o seu dia a dia, fazendo experimentos e formulando hipóteses.
A cada capítulo, é abordado um assunto diferente, como por exemplo: “Como a água vira chuva?” ou “Como as abelhas se comunicam?”. Além disso, a animação apresenta a relação que Luna tem com seu irmão, Júpiter, e seu pet, Claudio, estimulando a relação familiar e o cuidado com os animais.
O desenho é indicado para crianças que estão na fase de descobrir o mundo, pois aborda vários assuntos que rodeiam nossa vida.
2. Garota Supersábia
Essa animação traz a temática de uma super-heroína. “A Garota Supersábia” retrata uma personagem vinda de outro planeta, que veio para a Terra com seu macaco, o Capitão Caretas. Na história, ela combate os vilões no contraturno das aulas escolares.
O que faz dessa animação uma ótima opção de desenho educativo é a forma como as palavras são utilizadas no decorrer das histórias, que diga-se de passagem, são bastante divertidas. Com um vasto vocabulário, a super-heroína enfrenta os vilões e, ao mesmo tempo, dá uma verdadeira aula de português.
O desenho é indicado para crianças que estão ampliando o vocabulário e para aquelas que estão na fase de alfabetização.
3. Bino e Fino
“Bino e Fino” é uma animação nigeriana e apresenta a história do continente africano de uma maneira bastante divertida. O desenho tem dois personagens principais, como o próprio nome sugere. Eles são irmãos que, a cada capítulo, descobrem um pouco mais sobre seus costumes, sobre a vida e sobre a África.
Mais do que informações, a animação é capaz de proporcionar valiosas reflexões sobre a diversidade, sobre a representatividade e sobre a valorização da cultura africana. Essa película pode ser indicada para crianças nos anos escolares iniciais, pois aborda conteúdos variados de maneira simples e divertida.
4. Dora Aventureira
Dora e seu amigo Botas embarcam em grandes aventuras e, ao mesmo tempo, quebram a quarta parede no decorrer da história, ou seja, durante a história, a personagem conversa com o telespectador no meio das brincadeiras.
Além disso, a pequena aventureira proporciona uma série de ensinamentos e informações nessa imersão, incluindo palavras em inglês. Esse desenho é indicado para crianças nos anos iniciais, quando aprendem a falar e descobrem novas coisas do mundo.
5. Sociedade dos Poetas Mortos
Trata-se de um filme ganhador do Oscar e estrelado pelo ator Robin Williams. A obra retrata a vida de um professor que é contrário aos métodos ultrapassados de ensinar, e traz à tona uma reflexão sobre valores, educação, questões familiares, projeto de vida e autoridade.
Além disso, o filme mostra a importância da leitura e da construção do conhecimento nos jovens. Tudo isso com muita sensibilidade e humor.
Esse filme é ideal para estimular os alunos nos estudos, na busca pelo conhecimento nos livros e ressaltar o valor do professor em suas vidas, principalmente, no ensino fundamental, do 7º ao 9º anos, e no ensino médio.
6. Escritores da Liberdade
Em “Escritores da Liberdade”, mesmo se passando nos Estados Unidos, são discutidos assuntos importantes, que também fazem parte da realidade de muitas escolas brasileiras.
Uma professora — interpretada pela atriz Hillary Swank — encontra numa turma de alunos com diversos problemas sociais, como: criminalidade, drogas, preconceito, racismo e pobreza. Além disso, o filme mostra a falta de recursos disponíveis para os professores.
Por meio da expressão individual, como conexão para o autoconhecimento e o desenvolvimento da autoconfiança, a professora passa a mudar a visão dos alunos sobre a sociedade em que vivem. Esse filme é indicado para alunos do ensino médio, possibilitando discussões nas disciplinas de sociologia, filosofia e história.
7. O Menino do Pijama Listrado
O “Menino do Pijama Listrado” é um drama que retrata a relação de amizade entre duas crianças nos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial. Ele mostra as vidas de um filho de um comandante nazista e de um menino judeu que está preso.
Ele pode ser utilizado como forma de mostrar as barbáries cometidas nos campos de concentração e desenvolver debates sobre o tema, principalmente, entre os alunos do ensino médio nas aulas de história, sociologia e geografia.
Como utilizar os filmes na educação em casa
Existem inúmeros modos de utilizar filmes e desenhos na formação das crianças e dos jovens. As famílias podem criar sessões de cinema e, ao concluir a obra, debater sobre o assunto. Caso a escola ainda não trabalhe com essa prática, é possível sugerir que os professores adotem essa iniciativa.
Ensinar crianças e adolescentes nem sempre é algo fácil de se fazer, já que os assuntos podem se tornar maçantes, dependendo da metodologia utilizada. Por isso, fazer o uso de recursos versáteis, como filmes na educação, pode enriquecer a aprendizagem em todas as etapas.
Quer saber mais sobre a educação das crianças? Acesse o blog Novos Alunos e descubra!
Grupo SEB
Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube. Você também pode assinar a newsletter para receber conteúdo por e-mail.