Fiocruz: confira os cursos gratuitos com inscrições abertas
Confira na lista de cursos com inscrições em andamento, de acordo com cada modalidade
A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), vinculada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está com vários cursos gratuitos com inscrições abertas neste fim de janeiro.
As vagas são para cursos de especialização, mestrado profissional e outras modalidades, com aulas presenciais ou remotas.
Confira na lista abaixo os cursos com inscrições em andamento, de acordo com cada modalidade.
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
- Holbox, o paraíso rústico mexicano que você precisa conhecer
- Como identificar os sinais de açúcar elevado no sangue e agir rápido
- O câncer colorretal pode avançar mais rápido devido a esse fator
Os cursos gratuitos da Fiocruz com inscrições abertas
Especialização Gestão em Saúde
Prazo de inscrição: 29/1
O objetivo é qualificar trabalhadores da saúde e áreas afins nas competências essenciais da gestão de serviços de saúde, quais sejam: compreender a política de saúde no Brasil; analisar as necessidades de saúde; gerenciar a logística de suprimentos; coordenar programas e equipes e avaliar práticas de saúde.
Perfis dos candidatos:
- Trabalhadores do SUS, diplomados em curso de graduação, que estejam atuando no nível gerencial e/ou assistencial do SUS nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país;
- Trabalhadores, diplomados em curso de graduação, que estejam atuando na Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC, em Brasília.
Confira mais informações e como se inscrever no edital disponível aqui.
Especialização em Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais e Saúde
Prazo: 29/1
Objetiva promover um conjunto de reflexões críticas e propositivas em torno da questão étnico-racial no Brasil e suas múltiplas implicações para a consolidação do direito humano à saúde.
O curso se destina a profissionais graduados na área da saúde, ciências jurídicas, ciências sociais e humanas e áreas afins. Todas as atividades ocorrerão no formato presencial virtual.
Para saber mais informações e como se inscrever, acesse o edital aqui.
Mestrado profissional em Direitos Humanos, Justiça e Saúde
Prazo: 31/1
O mestrado profissional em Direitos Humanos, Justiça e Saúde para a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ é oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, em parceria com a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ.
As atividades do curso serão executadas em total conformidade com as normas vigentes do mestrado profissional em nível de pós-graduação stricto sensu.
Neste sentido, resguardada a qualidade do debate teórico-metodológico, em que alunos e professores devem estar atentos para a construção de possibilidades de análises qualificadas dos problemas da área do Direito Humanos e Saúde, atualizados e resignificados em um território específico, aplicáveis não apenas à realidade da cidade, mas que sirvam de inspiração para outros contextos, de modo a fortalecer o SUS.
Edital e outras informações aqui.
Desenho e análise de estudos de caso-controle
Prazo: 2/2
O curso será ministrado por Moyses Szklo, professor emérito da Universidade Johns Hopkins, dos EUA. Para se inscrever, basta preencha o formulário disponível em bit.ly/CasoControle. Alunos da ENSP devem tirar dúvidas pelo e-mail: [email protected]. Já alunos externos podem solicitar mais informações por [email protected].
Para saber mais informações e como se inscrever, acesse o edital aqui.
Mestrado profissional em Avaliação em Saúde 2024
Prazo: 8/2
O curso de mestrado profissional em Saúde Pública, turma Avaliação em Saúde, área de concentração Vigilância e Avaliação em Saúde, integra o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Modalidade Profissional, da ENSP/Fiocruz, reconhecido pela CAPES/MEC.
A oferta deste curso se configura a partir do reconhecimento de que as constantes transformações na organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e da produção do conhecimento, das tecnologias e inovações em saúde fizeram necessária a formação/qualificação de recursos técnicos especializados em nível e número mais elevado que os já existentes, capazes de solucionar problemas, tomar decisões e trabalhar em equipe, melhorando a qualidade dos processos, produtos e serviços prestados.
Para saber público-alvo e como se inscrever, acesse o edital aqui.
Especialização em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade
Prazo: 29/2
O curso tem o objetivo de promover a abordagem reflexiva sobre relações de gêneros e questões relativas às desigualdades sociais marcadas, especificamente, pelo viés de gênero e sexualidade.
O curso visa também colaborar com o processo de educação, formação e aperfeiçoamento de profissionais das mais diversas áreas de atuação que se interessam ou que lidam com questões relativas a Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade no seu dia a dia profissional ou de ativismo/militância política.
Para saber mais informações, como público-alvo e como se inscrever, acesse o edital aqui.
Especialização em Avaliação em Saúde
Prazo: 1/3
O curso faz parte de uma estratégia de formação e capacitação em Monitoramento e Avaliação (M&A). A estratégia tem como finalidade a institucionalização dos processos avaliativos nos diferentes níveis de atuação das intervenções de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). A formação e capacitação de profissionais é
chave no processo de institucionalização.
O referencial pedagógico utilizado baseia-se em uma perspectiva de construção compartilhada do conhecimento e está voltado para o desenvolvimento de habilidades e competências, objetivando a resolução de problemas da realidade profissional do aluno.
Para saber mais informações, como público-alvo e como se inscrever, acesse o edital aqui.
Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal, e atuação em Comitês de Mortalidade
Prazo: 9/3
Curso de qualificação profissional em nível de formação continuada, na modalidade a distância, cujo objetivo é qualificar profissionais para desenvolver a vigilância do óbito materno, infantil e fetal e no âmbito dos comitês de mortalidade estaduais, regionais ou municipais.
A vigilância do óbito se constitui numa importante ferramenta para apoiar a tomada de decisão e na proposição de medidas de intervenção em diferentes contextos sociais, tendo potencial significativo de articular experiências práticas dos serviços com os conhecimentos atualizados com o objetivo de contribuir para a redução da mortalidade materna, infantil e fetal.
Para saber mais informações, como público-alvo e como se inscrever, acesse o edital aqui.