Fiocruz oferece curso gratuito para jovens em vulnerabilidade social

As aulas acontecerão no Museu da Vida Fiocruz e em outros espaços de arte e cultura do Rio de Janeiro

05/06/2025 18:31

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está com inscrições abertas para o projeto Coexistir, Coabitar, curso gratuito voltado para jovens e familiares de pessoas que passaram por privações de liberdade e vivem na cidade do Rio de Janeiro.

Com duração de seis meses, o curso gratuito oferece bolsas mensais, alimentação, oficinas práticas, visitas culturais, acompanhamento artístico e uma exposição coletiva ao final do processo.

Estudantes receberão bolsa mensal e farão uma exposição
Estudantes receberão bolsa mensal e farão uma exposição - Leonardo Oliveira/Fiocruz

As inscrições devem ser feitas pelo formulário (basta acessar aqui) e vão até dia 10 de junho. Aulas ocorrerão entre os meses de julho e dezembro de 2025, aos sábados.

Curso gratuito da Fiocruz

Com aulas semanais e atividades práticas, Coexistir, Coabitar propõe uma experiência formativa que articula arte, saúde, cidadania e pertencimento.

Cursos gratuito propõe uma experiência formativa que articula arte, saúde, cidadania e pertencimento
Cursos gratuito propõe uma experiência formativa que articula arte, saúde, cidadania e pertencimento - Rodrigo Méxas/Fiocruz

A proposta pedagógica considera as experiências dos territórios periféricos e promove a produção de narrativas visuais que dialogam com identidade, memória, equidade de gênero, justiça social, sustentabilidade e racismo estrutural. As aulas acontecerão no Museu da Vida Fiocruz e em outros espaços de arte e cultura da cidade.

Segundo a coordenadora do projeto, Anna Luisa Oliveira, a iniciativa nasce do acúmulo de lutas de movimentos sociais e do reconhecimento da potência criativa da juventude que, apesar das desigualdades, segue buscando caminhos de emancipação.

O processo seletivo vai até 10 de junho. O que o projeto oferece:

  • Bolsa mensal durante os seis meses de curso;
  • Transporte;
  • Alimentação nos encontros presenciais;
  • Oficinas com artistas e educadores convidados;
  • Mentorias e visitas a espaços culturais;
  • Acompanhamento curatorial para a exposição final;
  • Certificado de participação emitido pela Fiocruz.

Pré-requisitos:

  • Ter entre 18 e 29 anos de idade;
  • Ser egresso ou familiar de egresso do sistema prisional ou socioeducativo
  • Se interessar por artes visuais;
  • Ter disponibilidade para os encontros presenciais durante os sábados de julho a dezembro de 2025.

Mais detalhes podem ser encontrados no edital.