Fly Educação abre 1.560 vagas gratuitas para jovens de SP e de PE
Iniciativa é voltada para jovens, mulheres e professores; inscrições vão até 2 de fevereiro e as aulas começam no dia 20
A Fly Educação está com inscrições abertas para o projeto “Oficinas Socioculturais MIT da Periferia”, que oferece 1.560 vagas gratuitas destinadas a jovens, mulheres e professores das periferias dos estados de São Paulo e Pernambuco.
As inscrições estão abertas até 10 de fevereiro, e as aulas têm início no dia 20 de fevereiro. A iniciativa é uma parceria da Fly Educação com o Fundo Nacional da Cultura, gerido pelo Ministério da Cultura (MinC), e a Dasa (empresa de saúde e medicina diagnóstica) e a VR.

A formação está organizada em oficinas de Empreendedorismo Cultural (artes visuais), Programação e Artes Digitais, e Artes Audiovisuais, com foco no fortalecimento do empreendedorismo cultural e digital periférico.
As atividades são voltadas a jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social das periferias de São Paulo e Pernambuco. A iniciativa tem como objetivo ampliar a presença de mulheres no empreendedorismo cultural e digital, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e o aumento da masculinidade saudável e geração de renda nas periferias.
Fortalecimento comunitário
Ao longo do curso, o projeto também desenvolve competências socioemocionais como empatia, comunicação assertiva e resolução de conflitos, além de estimular o protagonismo, a criatividade e o fortalecimento comunitário.
Entre os resultados já alcançados, destacam-se melhoria média de 20% no desenvolvimento socioemocional, 71% de empregabilidade após a formação e geração de R$ 5 milhões em renda, considerando os salários obtidos pelas formandas empregadas na área de tecnologia ao longo de 2024.
“Para além do desenvolvimento de novas habilidades, nosso objetivo é promover a presença de mais mulheres na arte e geração de renda para incentivar o empreendedorismo cultural entre alunas e professores de regiões periféricas”, afirma Julie Ficotto, gerente de Gestão de Projetos da Fly Educação.
Dentre as oficinas com vagas disponíveis estão:
- Semente: Produção Musical com Inteligência Artificial – Empreendendo com arte, aulas socioemocionais, masculinidade saudável e artes visuais com IA, destinado a meninas e meninos a partir de 14 anos (turmas mistas do ensino fundamental)
- MIT: Produção Musical com Inteligência Artificial – Empreendendo com arte, aulas socioemocionais, prevenção contra violência para mulher e artes visuais com IA, destinado a meninas a partir de 14 anos (alunas do ensino fundamental)
- MIT: Inteligência Artificial – Criando soluções de IA para empreendedoras culturais, aulas socioemocionais, artes digitais e desenvolvimento introdutório de IA destinado a meninas a partir de 14 anos (estudantes do ensino fundamental)
- MIT: Letramento Digital – Criando soluções para empreendedoras culturais, aulas socioemocionais, artes digitais e programação com foco em Letramento Digital para mulheres a partir de 18 anos.
- SuperProfs: Masculinidades Saudável – destinado a professores, homens cis ou trans maiores de 18 anos com foco no desenvolvimento de habilidades sobre masculinidades saudáveis por meio das Artes Visuais para multiplicar projetos culturais em prol da causa na escola.
- Colorindo: Pinturas Urbanas – Empreendedorismo artístico focado em pinturas urbanas, aulas socioemocionais e artes visuais para meninas a partir de 14 anos (estudantes do ensino fundamental).
- Colorindo: Produção Audiovisual – Programa de empreendedorismo artístico voltado à formação em produção audiovisual, com aulas socioemocionais e focado em artes visuais para meninas a partir de 14 anos (estudantes do ensino fundamental).
As oficinas socioculturais são gratuitas e online e oferecem uma dupla formação em competências socioemocionais e artísticas.
Para participar, é necessário ter disponibilidade de 2 horas por dia (10 horas semanais) para acompanhar aulas síncronas e assíncronas, realizadas em diversos horários, até três vezes por semana, além de acesso a computador ou celular com internet. Para se inscrever, basta acessar aqui e preencher o formulário.