Fotografia analógica entra em foco no FilmePalooza

Pra se ter uma base, durante 64 jogos da Copa do Mundo do Brasil, 48,5 milhões de fotografias foram enviadas a partir de celulares*. Pelo volume de imagens, imagina-se que o processo fotográfico não estava em jogo. O foco, definitivamente, estava na selfie, na torcida, no campo de futebol. E o caminho entre tirar e mostrar (postar) a foto é cada vez mais rápido no digital mundo dos smartphones.

No universo da fotografia analógica, as variáveis aumentam e muito – o que não desqualifica imagem digital. Mas aí tem o ISO, a latitude, a revelação, a ampliação, a impressão, a digitalização, etc. Pela curiosidade, pela saudade, pelo encantamento, Brasília fica mais feliz em agosto. Isso porque a cidade vai sediar o FilmePalooza, a quarta edição do evento de fotografia analógica, a primeira delas que acontece fora de São Paulo. O festival acontece no dia 23 de agosto, das 8h30 às 20h, na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Exposições, oficinas e palestras integram o FilmePalooza

As atividades do FilmePalooza incluem exposição fotográfica, escambo fotográfico, oficinas, palestras, bate-papos e muita troca de experiências entre os participantes. Estão confirmadas oficinas de revelação caseira, de sopa de filmes e de LightRoom; palestras sobre fotografia analógica básica, sobre lentes e sobre filmes; e bate-papo sobre múltiplas exposições e movimentos artísticos.

As atividades oferecidas pelo festival são Catraca Livre. O festival integra o Mês da Fotografia 2014, o maior evento de fotografia do Distrito Federal e conta com apoio da UCB. A realização é do site Queimando Filme. Vale levar as câmeras, lentes e fotos daqueles tempos – ou dos novos tempos que promovem a manutenção ou o resgate da poética do filme.

* Fonte: Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTeleBrasil)