Fulbright leva professores brasileiros aos EUA com tudo pago

Professores da rede pública brasileira que atuam no ensino de língua inglesa têm uma oportunidade de qualificação internacional

07/02/2026 22:19

A  Comissão Fulbright Brasil, em parceria com o Departamento de Estado americano, está com inscrições abertas para o programa Fulbright DAI (Distinguished Awards in Teaching), iniciativa que concede bolsas de estudo integrais para formação acadêmica nos Estados Unidos, com duração aproximada de cinco meses e custeio completo das despesas.

No Brasil, o programa é articulado com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as Secretarias Estaduais de Educação, que  poderão indicar até 2 professores de ensino de inglês.

Fulbright Brasil com inscrições abertas para bolsas nos EUA
Fulbright Brasil com inscrições abertas para bolsas nos EUA - iStock/rarrarorro

O programa nos Estados Unidos deverá acontecer de agosto a dezembro de 2027 e incluirá também um estágio supervisionado em escola de ensino médio para que os participantes do Fulbright DAI possam interagir/praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.

As bolsas cobrem passagens aéreas, hospedagem, seguro-saúde, taxas acadêmicas e auxílio financeiro durante toda a permanência nos Estados Unidos. Os professores selecionados participam de cursos em universidades norte-americanas, acompanham práticas educacionais em escolas locais e desenvolvem projetos pedagógicos que devem ser aplicados posteriormente no Brasil.

Quem pode participar e como funciona o programa da Comissão Fulbright Brasil

O Fulbright DAI não aceita candidaturas individuais. A participação depende da adesão formal das Secretarias Estaduais de Educação, que devem manifestar interesse junto à Comissão Fulbright até o dia 10 de fevereiro de 2026. Somente após essa etapa institucional é que os professores poderão ser indicados para o processo seletivo nacional, conforme cronograma definido por cada estado.

Entre os estados já participantes estão Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Tocantins, Ceará, Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas e Roraima.