Fundação Darcy Vargas abre vagas para cursos gratuitos no Rio
As aulas ocorrem entre outubro e janeiro de 2026 na sede da FDV, na região portuária
A Fundação Darcy Vargas (FDV) está com inscrições abertas para uma nova temporada de cursos gratuitos voltados à formação artística e profissional de jovens e adultos no Rio de Janeiro.
As atividades fazem parte dos projetos “De Boa na Gamboa” e “Manicures da Pequena África”, que juntos oferecem 195 vagas —sendo 85 destinadas às oficinas de arte e 110 ao curso de manicure.

As oficinas serão realizadas entre outubro e janeiro de 2026, na sede da FDV, localizada na Gamboa, região portuária da cidade. Voltadas a participantes a partir de 12 anos, as formações incluem três opções: Marcenaria de Biojoias, Marcenaria de Jogos Africanos e Pintura Africana Batik em Tecido.
Ministradas por artistas e artesãos, as atividades são presenciais e gratuitas, com foco no aprendizado prático e na valorização da cultura afro-brasileira.
Como se inscrever nos cursos gratuitos
Interessados nas oficinas do projeto “De Boa na Gamboa” podem se inscrever até o dia 15 de outubro, por meio do formulário online ou pelo telefone e WhatsApp (21) 96494-4245. A iniciativa conta com o patrocínio da Deloitte, BMA e Batista Martins Advogados.
Além das oficinas artísticas, a FDV também abre novas turmas para o curso “Manicures da Pequena África”, uma das formações mais procuradas da instituição. Voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social, o curso tem duração de um mês e carga horária de 40 horas, com aulas de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h.
As alunas recebem almoço gratuito e todo o material necessário para o aprendizado. A aula inaugural será realizada em 3 de novembro, com atividades previstas até o início de dezembro.
As inscrições para o curso de manicure estão abertas até 29 de outubro e podem ser feitas pelo formulário ou pelo telefone/WhatsApp (21) 96494-4245. O projeto é patrocinado pela L’Oréal Brasil.
Com essas iniciativas, a Fundação Darcy Vargas reafirma seu compromisso com a transformação social da Pequena África, utilizando a arte, a cultura e a formação profissional como ferramentas de valorização comunitária e construção de novos caminhos para o futuro.