Fundação Itaú abre vagas em novos cursos gratuitos de mestrado
Programas gratuitos oferecem formação avançada para profissionais de diversas áreas; confira
A Escola Fundação Itaú está com inscrições abertas para dois novos cursos de mestrados em artes e educação. Para as duas formações, são aceitos candidatos de quaisquer áreas de graduação, desde que o diploma seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
As vagas são para mestrado profissional em Artes da Cena: Laboratório em Artes e Mediação Cultural, desenvolvido em parceria com a Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), cujas inscrições seguem até 26 de janeiro.

Já para estrado em Economia, área de concentração: Cultura e Educação para o Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) o prazo para se inscrever é somente até o dia 12 de janeiro.
As inscrições devem ser realizadas pela plataforma da Escola Fundação Itaú: fundacaoitau.org.br/escola. As iniciativas são parte do compromisso da Fundação Itaú com a formação de profissionais de educação e cultura, ampliando um caminho de longo prazo dedicado ao desenvolvimento profissional nos campos da arte, cultura e economia.
Conteúdo dos cursos gratuitos de mestrado da Escola Fundação Itaú
Artes e mediação cultural
Em sua sexta edição, o Mestrado Profissional em Artes da Cena: Laboratório em Artes e Mediação Cultural é voltado a profissionais vinculados —direta ou indiretamente— às artes da cena ou às linguagens do vídeo, incluindo performance, dança, artes visuais, música, literatura, práticas pedagógicas, gestão cultural e mediação cultural.
O programa, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministérios da Educação (Capes/MEC) e stricto sensu, tem duração de 24 meses e carga horária de 450 horas. Com início previsto para maio de 2026, é oferecido em formato semipresencial: aulas online síncronas pela plataforma da Escola Fundação Itaú e encontros presenciais em São Paulo (SP), em períodos de cinco dias distribuídos ao longo dos semestres.
Com 30 vagas, o curso recebe candidatos com graduação em qualquer área, sendo consideradas diferenciais trajetórias relacionadas às artes e à mediação cultural. A seleção inclui análise documental, respostas ao questionário, currículo e vídeo de apresentação. Apenas 50 candidatos avançam para as entrevistas finais, com resultados previstos para 12 de maio.
Economia, cultura e educação
A Escola Fundação Itaú e a UFRGS prorrogaram para 12 de janeiro o prazo de inscrições da 6ª turma do Mestrado Profissional em Economia, área de concentração: Cultura e Educação para o Desenvolvimento Econômico.
O curso gratuito oferece 27 vagas a candidatos de todo o país interessados nos fenômenos econômicos relacionados às indústrias culturais, criativas e aos processos educacionais.
A edição de 2026 é a primeira a incluir uma linha de estudos dedicada à educação, aproximando o mestrado do recém-lançado Doutorado Profissional em Economia – Cultura e Educação para o Desenvolvimento Econômico, também da parceria com a UFRGS. O processo seletivo inclui prova objetiva em janeiro e entrevista remota por vídeo.
Com início previsto para o primeiro semestre de 2026, o curso tem duração de 24 meses, estrutura trimestral e prevê uma semana de aulas presenciais obrigatórias por trimestre, no campus da UFRGS em Porto Alegre (RS), além de atividades síncronas e assíncronas no ambiente digital. O resultado será divulgado em 13 de fevereiro de 2026.