Fundação Itaú e MinC lançam curso gratuito na área do audiovisual

Curso tem carga horária de quatro horas e está organizado em dois módulos

22/01/2026 09:28

A Escola Fundação Itaú, em parceria com o Ministério da Cultura, vai lançar no dia 25 de janeiro curso na área do audiovisual 100% online e gratuito. A formação é voltada a gestores públicos, produtores culturais, estudantes e interessados no setor.

Os curso “Audiovisual no Brasil: governança e ecossistema” apresenta um panorama das políticas públicas do setor audiovisual, dos mecanismos de fomento e dos principais desafios enfrentados pela área, do cinema aos novos formatos de produção.

Curso gratuito tem carga horária de quatro horas e está organizado em dois módulos
Curso gratuito tem carga horária de quatro horas e está organizado em dois módulos - philipimage/iStock

As aulas serão ministradas por Mannu Costa (UFPE) e Lidiana Reis (Mercado SAPI e Prêmio CORA).

O lançamento do curso  será marcado pela mesa  “Convergências entre Cinema e Formação: Saberes, Territórios e Práticas para uma outra educação”, realizada no âmbito do Grupo de Trabalho Formação, como parte das atividades do Fórum de Tiradentes, que integra a programação da  29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada entre 23 a 31 de janeiro.

A formação ficará disponível na plataforma da Escola Fundação Itaú –ambiente digital que reúne cursos e formações gratuitas nas áreas de arte, cultura e educação. O acesso poderá ser feito a qualquer momento. Basta acessar: fundacaoitau.org.br/escola.

Conteúdo do curso gratuito na área de audiovisual

o curso tem carga horária de quatro horas e está organizado em dois módulos, e busca contribuir para o aprimoramento da atuação do poder público e dos agentes do campo audiovisual.

No primeiro módulo, a professora Mannu Costa, docente do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e sócia da produtora Plano 9, apresenta conceitos fundamentais sobre o Sistema Nacional de Cultura, o Sistema Setorial do Audiovisual e os mecanismos federais de fomento, além de debater os desafios e estratégias específicas para a distribuição de obras brasileiras.

No segundo módulo, a roteirista e produtora Lidiana Reis, coordenadora do Mercado SAPI –Mercado Audiovisual Centro-Oeste– e idealizadora do Prêmio CORA, aprofunda-se na indústria do audiovisual brasileiro, abordando processos históricos do setor, os diferentes níveis de formação em audiovisual e os desafios da distribuição, difusão e circulação de filmes no país.

A aula também discute transformações contemporâneas do campo, como questões de regulação, mensuração de público e exibição em múltiplas mídias.

Mostra de Cinema de Tiradentes

A Mostra de Cinema de Tiradentes abre o calendário de exibições e festivais do ano na cidade de Tiradentes (MG), com programação totalmente gratuita. Em 2026, reúne 137 filmes em pré-estreia, além de debates, fóruns e encontros de discussão, organizados sob o eixo curatorial Soberania Imaginativa, tema desta edição.

O festival também presta homenagem à atriz, roteirista e diretora Karine Teles, reconhecendo sua trajetória singular e sua contribuição para o cinema brasileiro contemporâneo.