Fundação Itaú oferece curso gratuito para professores

A disciplina de matemática é considerada um dos principais obstáculos da educação para estudantes brasileiros

19/01/2026 11:41

A Escola Fundação Itaú está com vagas abertas para curso gratuito para professores e gestores escolares que atuem na Educação Infantil.

O curso “Letramento matemático na Educação Infantil” apresenta alternativas para profissionais da educação infantil trabalharem a matemática de forma intencional.

Curso gratuito traz conceitos matemáticos voltados para pré-escola
Curso gratuito traz conceitos matemáticos voltados para pré-escola - gorodenkoff/iStock

A capacitação é composta por quatro módulos, com conteúdos que apresentam como a matemática se manifesta na educação infantil, como está contemplada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), como as crianças aprendem e reflexões sobre o que é esperado da professora.

Por ser autoformativo, o cursista tem a possibilidade de estudar o conteúdo no horário de sua preferência. O curso tem duração de 30 horas e oferece certificado aos participantes que concluírem todas as etapas.

Quem pode se inscrever no curso gratuito

O curso gratuito pode ser realizado por profissionais que atuem na Educação Infantil. A capacitação traz ainda orientações sobre como os professores podem planejar e desenvolver atividades lúdicas envolvendo o pensamento matemático das crianças.

“Compreendemos que o conhecimento matemático é cumulativo. Assim, estudantes que não superam as primeiras barreiras do ensino do componente tendem a enfrentar dificuldades nos estágios seguintes”, reflete Claudia Nascimento, coordenadora de Soluções Educacionais do Itaú Social.

A formação está disponível na Escola Fundação Itaú, que conta com mais de 140 cursos focados em educação, arte e cultura, destinados a profissionais de diferentes áreas. Todos os conteúdos são gratuitos e certificados, com opções autoformativas ou síncronas, com aulas realizadas ao vivo.

Desafios da matemática

A disciplina é considerada um dos principais obstáculos da educação para estudantes brasileiros, com sete em cada dez adolescentes (73%) não atingindo o nível básico de proficiência.

O dado faz parte do último Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), exame aplicado em estudantes que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental ou o 1º ano do Ensino Médio.

No entanto, o cenário começa a se desenhar ainda mais cedo. Resultados do TIMSS (Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências) indicam que apenas 49% dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental alcançam o nível básico de aprendizagem em matemática.