Fundação Julita promove curso gratuito para aprender a fazer cisterna

18/03/2015 20:46 / Atualizado em 19/08/2016 15:48

A Fundação Julita, organização não governamental sediada na zona Sul de São Paulo, promove um dia inteiro de atividades com entrada Catraca Livre sobre captação e tratamento da água da chuva. O evento recebeu o nome de “Plante Água” e acontecerá no dia 21 de março, na sede da instituição, que tem mais de 40 mil m2, em comemoração ao “Dia Mundial da Água” (22 de março). As atividades visam promover conscientização sobre a crise da água, além de fornecer ferramentas para lidar com essa situação.

No início de 2014, moradores da região participaram de curso teórico e prático de cisterna e construíram a primeira cisterna da Fundação Julita
No início de 2014, moradores da região participaram de curso teórico e prático de cisterna e construíram a primeira cisterna da Fundação Julita

As atividades começam logo pela manhã com uma roda de conversa sobre o momento da crise, respondendo às dúvidas dos participantes. Logo em seguida, será realizada a oficina teórica e prática sobre construção de cisterna, que abordará técnicas mais simples e de baixo custo para a captação e o armazenamento correto de água da chuva. Depois, os participantes aprenderão a purificar a água utilizando filtros de fácil construção. À tarde, o ativista Adriano Sampaio, idealizador do projeto “Caçadores de Nascentes”, explicará como localizar e cuidar de nascentes, além de realizar uma saída pelo bairro para encontrá-las. A programação também conta com uma exibição de filmes sobre a água e o espaço urbano.

“Plantar água significa usá-la de maneira consciente em todos os seus aspectos. Nosso objetivo é fornecer às pessoas ferramentas para que entendam o momento que estamos passando e tornem-se autônomas, conquistando soluções para a crise. Às vezes, pensamos que as soluções são muito complexas e distante de nós. Vamos mostrar que é possível ter tecnologias baratas e simples para armazenar água”, conta Flávia Cremonesi, coordenadora do Centro de Educação Ambiental da Fundação Julita.

Há mais de 60 anos atuando na comunidade do Jardim São Luís, a Fundação Julita atende diariamente 1.200 pessoas por meio de quatro programas de atendimento que promovem atividades socioeducativas para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Também conta com quatro centros de suporte e referência: Centro de Cultura, Centro de Esporte, Centro de Educação Ambiental e Centro de Saúde.

Clique aqui e confira a programação completa do evento.