Fundação Nilo Coelho abre vagas em mais de 60 cursos gratuitos
A iniciativa é voltada especialmente para estudantes de escolas públicas, em situação de vulnerabilidade social
A Fundação Nilo Coelho, em Petrolina (PE), está com as inscrições abertas para 60 cursos gratuitos. As oportunidades fazem parte do ‘Projeto Universo Criativo’, que oferece formações práticas em áreas como tecnologia, música, moda, gastronomia, audiovisual, transporte.
Os cursos gratuitos são voltados para jovens a partir de 16 anos, mas há formações para pessoas de faixas etárias diferentes. A iniciativa oferece 14 trilhas formativas, com cursos gratuitos direcionados para diferentes talentos e interesses.

Para se inscrever, basta escolher a formação desejada, preencher um formulário online (clique aqui) e participar da seleção para as vagas disponíveis. As inscrições seguem até o dia 5 de maio.
Quem pode se inscrever nos cursos gratuitos?
A iniciativa é voltada especialmente para estudantes de escolas públicas, em situação de vulnerabilidade social. Outras informações como regras, critérios de seleção e exigências de cada curso estão disponíveis no edital.
Confira as oportunidades:
- Trilha Sonora (Música, DJ, Canto e mais)
- Trilha Tecno (Tecnologia e inovação)
- Trilha Audiovisual (Comunicação e vídeo)
- Trilha Digital (Redes sociais e marketing)
- Trilha Programação (Lógica, robótica, BI)
- Trilha Agro (Tecnologia no campo, drones, gestão rural)
- Trilha Moda (Corte, costura e modelagem)
- Trilha Fast Food e Posicionamento Digital (Gastronomia moderna)
- Trilha Estética (Beleza e empreendedorismo)
- Trilha Transporte (Logística, mecânica, motociclista)
- Trilha Turismo (Recepção, idiomas, camareira)
- Trilha Jovem Aprendiz (Informática, gestão e marketing)
- Trilha Indústria (Alvenaria, refrigeração, panificação e mais)
- Trilha Base (EJA e letramento digital)
O Projeto Universo Criativo tem como objetivo capacitar pessoas a partir de 16 anos, especialmente em situação de vulnerabilidade social, por meio de trilhas educacionais que comportam cursos gratuitos em inovação, tecnologia e economia criativa, promovendo a empregabilidade, o empreendedorismo e a inclusão digital.
Além de combater a evasão escolar ao tornar a educação mais atrativa e conectada à realidade profissional, o projeto incentiva o desenvolvimento de talentos e estabelece conexões com o mercado de trabalho, criando oportunidades de crescimento e transformação social. A