Fundação oferece bolsas para brasileiros estudarem na Espanha

Programa oferece ainda bolsas de estudo destinadas a defensores dos direitos humanos

28/01/2026 09:06

A Fundação Carolina está com inscrições abertas para 736 bolsas para quem deseja estudar  Espanha. O programa inclui cursos curtos, especialização, mestrado e doutorado.

Há oportunidades em diversas áreas, como artes, economia, direito, ciências da saúde, ciências básicas e tecnologia. As informações são do portal Estudar Fora.

As bolsas são destinadas a todas as áreas de pesquisa, distribuídas da seguinte forma: 228 bolsas de pós-graduação, 120 bolsas de doutorado e estágios de pós-doutorado de curta duração, 114 renovações de bolsas de doutorado, 24 bolsas de mobilidade docente e 250 bolsas de estudo institucionais.

É possível também obter bolsas parciais e integrais, que cobrem todos os custos ligados aos cursos na Espanha
É possível também obter bolsas parciais e integrais, que cobrem todos os custos ligados aos cursos na Espanha - Divulgação/Syldavia

O edital abrange um total de  203 programas acadêmicos e mantém seu alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo programas, especializações e áreas de estudo que contribuam significativamente para o bem-estar da região.

Bolsas para pesquisas

Entre os pontos mais relevantes do edital, vale destacar a continuidade do número de bolsas, em conformidade com o equilíbrio orçamentário; o apoio a bolsas de pesquisa; a continuidade do programa de mobilidade bidirecional de estágios com o CSIC, bem como a especial importância da oferta de bolsas destinadas a mulheres nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Outro destaque é o programa de bolsas de estudo destinado a defensores dos direitos humanos, lançado em 2025 em colaboração com a AECID.

O período de candidaturas para bolsas de estudo de pós-graduação e institucionais vai até 2 de março de 2026, com exceção do programa ECV (Complutense Summer School), cujas candidaturas se encerrarão a 18 de fevereiro. Saiba mais aqui.

Para bolsas de doutorado de curta duração e de mobilidade o período de candidaturas se encerra em 9 de abril. Para se candidatar às bolsas da Fundação Carolina é necessário passar pelo processo seletivo, que exige exames de proficiência em língua espanhola, além de informações sobre o histórico acadêmico e profissional do estudante.

Também podem haver requisitos diferentes de acordo com o programa para o qual o estudante deseja ganhar uma bolsa. É possível obter bolsas parciais e integrais, que cobrem todos os custos ligados aos cursos.