Fuvest abre inscrições para simulado de redação

A prova seguirá as diretrizes estabelecidas para redação no Programa do Vestibular Fuvest 2026

18/04/2025 06:03

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelo processo seletivo da Universidade de São Paulo (USP), está com inscrições abertas para o Simulado de Redação Fuvest 2025.

A “prova”, uma das mais temidas pelos vestibulandos, será aplicada de forma online, nos dias 26 e 27 de abril. Podem participar aqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio, e tenham mais de 16 anos.

Simulado de redação da Fuvest será realizado em formato on-line nos dias 26 e 27 de abril
Simulado de redação da Fuvest será realizado em formato on-line nos dias 26 e 27 de abril - Cecília Bastos/USP Imagens

O objetivo é oferecer a oportunidade aos candidatos interessados no exame vestibular de terem contato com uma nova proposta de redação e preparar suas estratégias de produção textual. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até às 12 horas de 22 de abril (acesse aqui). As informações são do Jornal da USP.

Como será o simulado de redação da Fuvest?

O simulado será realizado no site da Fuvest, nos dias 26 de abril (sábado) e 27 de abril (domingo), com duração de até duas horas para as duas propostas de redação, a partir do horário divulgado na Área do Candidato para a realização do exame.

A prova consistirá na produção de duas redações, de gêneros textuais distintos, mas com o mesmo tema gerador, que será apresentado durante a sua aplicação. Como a prova será realizada de forma on-line, a Fuvest definirá um início obrigatório para o participante, que poderá ser entre 8h e 16h; a divulgação do horário de início será enviada por e-mail no dia 25 de abril.

A prova seguirá as diretrizes estabelecidas para redação no Programa do Vestibular Fuvest 2026, publicado no site.

De acordo com o Jornal da USP, o simulado vai explorar habilidades elencadas para a prova de Linguagens e suas Tecnologias a partir de uma proposta que:

  • estabeleça relações entre textos verbais e multissemióticos;
  • observe os usos da língua nos meios digitais em suas múltiplas variações e em excertos de obras de literaturas em língua portuguesa e de temáticas filosófico-sociais;
  • exija a atenção do vestibulando às normas que regulam os textos científicos;
  • requeira argumentação que obedeça aos princípios retóricos (de comoção, instrução e deleite do leitor), sustentada em informações e dados extraídos de fontes verificadas e seguras.

A partir do dia 15 de maio, os participantes poderão entrar na Área do Candidato e visualizar as redações da forma como submeteram. Em 30 de maio, a Fuvest divulgará os critérios estabelecidos para a correção das redações, bem como as abordagens esperadas pela banca avaliadora.

Serão selecionadas até 3 mil redações para correção, as quais serão utilizadas somente para avaliação interna da Fuvest. As notas serão divulgadas em 13 de junho. É importante destacar que o simulado não tem relação com o Concurso Vestibular Fuvest 2026, para fins de inscrição ou pontuação. 

Com informações do Jornal da USP