Gerdau abre inscrições para curso gratuito de empreendedorismo
São 100 vagas disponíveis para turmas online, com aulas que incluem mentoria e capacitação para empreendedores
A Gerdau, produtora brasileira do setor de aço, está com inscrições abertas para o programa Gerdau Transforma, voltado à capacitação e mentoria em empreendedorismo. A iniciativa, gratuita e com alcance nacional, oferece 100 vagas em turmas online como parte das ações da Semana do Empreendedor. O curso é destinado a pessoas com 18 anos ou mais que já tenham um negócio ou desejem empreender.
As aulas serão realizadas entre os dias 6 e 10 de outubro de 2025, por meio da plataforma Google Meet. As inscrições podem ser feitas até 8 de outubro (acesse aqui e preencha o formulário). Durante o programa, os participantes terão acesso a ferramentas práticas de gestão e planejamento, com o objetivo de estruturar ou aprimorar seus empreendimentos de forma organizada.

A formação é conduzida por instrutores especializados na metodologia By Necessity, criada pela Besouro de Fomento Social —parceira da Gerdau no projeto. Os profissionais também atuam nas áreas de Marketing e Administração e trazem experiências reais de mercado, contribuindo para uma abordagem aplicada e acessível.
Como é o curso gratuito de empreendedorismo?
A metodologia do Gerdau Transforma revisita o modelo tradicional de plano de negócios e o adapta para pequenos empreendimentos em 10 etapas. A partir da análise do seu contexto, o aluno passa pela construção do conceito de seu produto/serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas, fluxo de caixa, entre outros conteúdos.
O plano de ação, ao final, detalha, de forma simples e didática, o necessário para geração de renda imediata. Os alunos também contarão com o apoio de consultores especializados em negócios por 90 dias, um período de incubação para que consigam colocar em prática tudo o que aprenderam no curso.
Criado em 2019, o projeto já contou com mais de 25 mil alunos inscritos no programa, impactando mais de 35 mil pessoas e beneficiando quase 4200 alunos empreendedores de diversas cidades no Brasil e na América Latina, como, por exemplo, no Peru, onde participantes ingressaram no empreendedorismo graças a ajuda do programa.