Goiás abre 2 mil vagas em cursos gratuitos de tecnologia

Os cursos contemplam áreas como programação, mídias digitais, inteligência artificial, pacote office, marketing digital, drones, entre outros

25/06/2025 10:28

A Escola do Futuro de Goiás (EFG), iniciativa do governo do estado, está com inscrições abertas para preencher 2.156 vagas em cursos gratuitos de qualificação e capacitação profissional na área de tecnologia e inovação.

As vagas são distribuídas entre as unidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Valparaíso, Mineiros e Santo Antônio do Descoberto. As aulas ocorrem de forma presencial.

Goiás abre 2 mil vagas em cursos gratuitos de tecnologia
Goiás abre 2 mil vagas em cursos gratuitos de tecnologia - Divulgação/Secti-GO

Os cursos gratuitos são voltados para pessoas a partir de 16 anos com ensino fundamental completo. As inscrições podem ser feitas até 5 de outubro de 2025, ou enquanto houver vagas disponíveis, exclusivamente pelo site: https://sgc.efg.org.br/inscricao.

Início das aulas dos cursos gratuitos

As aulas começam a partir do dia 6 de agosto. Os cursos contemplam áreas como programação, mídias digitais, inteligência artificial, pacote office, marketing digital, drones, entre outros. Em Goiânia, por exemplo, há vagas para os cursos de Criação de Conteúdo Digital, Gestão de Tráfego Digital, Pilotagem de Drones e Fotografia de Produtos.

Entre os cursos gratuitos ofertados está o de Pilotagem de Drones
Entre os cursos gratuitos ofertados está o de Pilotagem de Drones

A seleção é feita por ordem de inscrição (fluxo contínuo), com prioridade para estudantes de escolas públicas, pessoas em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência, conforme os critérios do edital. Ao atingir o número necessário de inscritos por turma, os candidatos serão convocados por e-mail ou telefone para a matrícula.

Alunos matriculados nos cursos de qualificação também poderão concorrer à Bolsa Profissionalizante, um benefício financeiro concedido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Goiás Social. O auxílio, no valor de R$ 300 mensais, é voltado a estudantes em situação de vulnerabilidade.