Google abre inscrições para curso gratuito com foco em IA generativa
Iniciativa chega ao Brasil com trilhas em português, oferecendo recompensas exclusivas e certificações em nuvem e cibersegurança
Estão abertas as inscrições para o Google Cloud Arcade Facilitator Program 2026. O programa global, que já se consolidou em mercados como Índia e Indonésia, chega ao Brasil oferecendo trilhas de aprendizagem gratuitas e gamificadas em português.
O foco do curso gratuito é capacitar, principalmente, estudantes universitários em tecnologias estratégicas como computação em nuvem, IA generativa e cibersegurança.

Os treinamentos serão realizados no The Arcade, plataforma que utiliza mecânicas de jogos para tornar o aprendizado técnico mais dinâmico por meio de desafios baseados em laboratórios do Google Skills.
Os participantes desenvolvem habilidades técnicas enquanto acumulam pontos, conquistam selos digitais e podem resgatar recompensas exclusivas da marca.
As inscrições para o The Arcade estão abertas e podem ser feitas pelo site até o dia 15 de abril.
Foco é capacitar programadores
O currículo utiliza jogos lúdicos para capacitar programadores no desenvolvimento de habilidades e técnicas específicas para IA generativa. Cada jogo possui divisões de níveis e fica disponível por períodos específicos, permitindo que o estudante explore diferentes temas de forma organizada. Além da IA, a plataforma oferece jogos introdutórios e avançados para otimização do uso da nuvem e análise de big data.
Com duração de três meses, de 1º de fevereiro a 30 de abril de 2026, a iniciativa visa qualificar mais de 30 mil pessoas no país, facilitando o acesso à tecnologia de ponta. A edtech SoulCode será a responsável pela execução do programa no Brasil, atuando no engajamento dos participantes e na articulação com profissionais e instituições ao longo da jornada.
Recentemente, o Google Cloud entrou para o “Guinness” após promover a maior aula de IA do mundo, capacitando mais de 200 mil estudantes e profissionais não técnicos em um único dia, na América Latina.
O formato conectou participantes presenciais em 50 universidades de 9 países da região, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, México, Peru e Uruguai.
O resultado reforça uma meta ambiciosa anunciada pela empresa em abril de 2025: treinar 1 milhão de brasileiros em tecnologias de nuvem e IA nos próximos anos. Somente na América Latina, a empresa colaborou com mais de 550 universidades e concedeu mais de 35 mil certificados do Google Skills nos últimos 18 meses.