Google oferece 23 mil bolsas para jovens em cursos de TI

As bolsas são para os cursos de UX Design, Suporte em TI, Análise de Dados e Gerenciamento de Projetos

03/06/2023 08:00

A Google está oferecendo mais de 23 mil bolsas de estudo para cursos de UX Design, Análise de Dados, Gerenciamento de Projetos e Suporte em TI. As aulas estão disponíveis na plataforma Coursera, onde os treinamentos serão desenvolvidos pela big tech.

As bolsas de estudo do Google são destinadas a jovens de Pernambuco. As vagas irão priorizar a parcela socialmente mais vulnerável da população e serão distribuídas por ONGs e instituições mapeadas com ajuda da Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado e do Porto Digital.

Google oferece 23 mil bolsas de estudos para jovens na área de tecnologia
Google oferece 23 mil bolsas de estudos para jovens na área de tecnologia - Alena Kravchenko/iStock

Ao se inscrever no site de Coursera, os usuários terão sete dias de acesso grátis ao conteúdo. Após isso, para emitir o certificado de conclusão do curso o custo será de US$ 14, equivalente a R$ 69,27.

De acordo com a empresa, não será necessário que os participantes tenham experiência prévia para fazer os cursos oferecidos.

Google na educação

O Google já tem atuação na educação por meio de programas e ferramentas. O Google Cloud, a divisão de computação em nuvem da empresa, já oferece o Google Cloud Academy, que disponibiliza a qualquer instituição de ensino superior ou técnico a possibilidade de se inscrever.
Assim, elas podem oferecer aos seus estudantes o acesso gratuito a capacitações certificadas, que exploram fundamentos da nuvem, infraestrutura, dados, machine learning e segurança.

Entre as instituições de ensino de Pernambuco que contam com programas do Google Cloud, atualmente, estão: CESAR School, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Uninassau Recife, Uninassau Campus Caxangá e Universidade de Pernambuco (UPE).

Desde o ano passado, o Ministério da Educação (MEC) e o Google têm um acordo de Cooperação Técnica para facilitar a adesão da versão sem custo do Google Workspace for Education para secretarias municipais, estaduais, escolas privadas e universidades.