Governo canadense oferece 70 bolsas de estudo para pesquisa
Bolsas de estudo no Canadá: inscrições até 18 de setembro
Enquanto no Brasil a falta investimento na educação, aliada à promessa de novos cortes, indica o sucateamento do setor, o governo da Canadá caminho no sentido inverso. Recentemente abriu inscrições para o programa Banting Postdoctoral Fellowships.
Durante dois anos, a iniciativa contemplará 70 pesquisadores com uma bolsa de 70 mil dólares canadenses por ano (aproximadamente R$ 209.000). As inscrições vão até 18 de setembro.
Voltada para pesquisadores estrangeiros, a bolsa contemplará especialistas nas áreas de humanas, exatas, biológicas e saúde. A única exigência, entretanto, é que a pesquisa seja realizada em uma instituição canadense (universidades, hospitais com programas de pesquisa, faculdades e organizações sem fins lucrativos). A escolha da instituição fica a cargo do candidato.
- Universidade da Irlanda oferece bolsas de estudo a brasileiros; inscreva-se enquanto dá tempo!
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
Quem pode se candidatar?
Podem participar candidatos que tenham completado o doutorado entre 15 de setembro de 2016 e 30 de setembro de 2020.
Como se candidatar
Para isso, basta entrar em contato com a instituição canadense de interesse. Em seguida, criar um CV de pesquisa em modelo canadense e publicá-lo na plataforma de candidatura ResearchNet.
Como parte do processo, o candidato deverá mostrar documentos como seu diploma de doutorado e três cartas de recomendação. Também será necessário enviar um projeto de pesquisa a ser desenvolvido ao longo da bolsa.
A candidatura deve ser completada até o dia 18 de setembro. O site do programa de bolsas nota, porém, que algumas organizações podem ter prazos mais curtos para o envio de propostas de pesquisa. Portanto, é importante dar início ao processo o quanto antes. Com informações do site Estudar Fora.